Dificuldades na realização da Educação Ambiental nas instituições brasileiras de ensino básico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14774

Palavras-chave:

Meio ambiente, Sustentabilidade, Interdisciplinaridade, Análise de artigos

Resumo

O contexto social prevalente em escala global na atualidade, marcado por desigualdades socioeconômicas e pela degradação do meio ambiente, enfatiza a importância da Educação Ambiental como uma estratégia fundamental na busca pela sustentabilidade. Entretanto, apesar dos avanços obtidos quanto à sua realização em meio escolar, este objetivo está longe de ser atingido de modo satisfatório, sobretudo, nas instituições públicas de ensino no Brasil; em especial, nas etapas da educação básica. Portanto, esta pesquisa buscou identificar as principais dificuldades na realização da Educação Ambiental em instituições públicas brasileiras do ensino básico por meio da análise de estudos com focos diversos sobre o tema. A lista de dificuldades encontradas demonstrou um padrão de fatores para a situação; aquelas frequentemente apontadas pelos pesquisadores foram: a ausência de interdisciplinaridade nas abordagens didáticas, a falta de domínio conceitual dos professores, a falta de motivação dos docentes em razão das condições de trabalho, a falta de infraestruturas adequadas e a baixa efetividade das metodologias tradicionais de ensino. Este conjunto de adversidades deve ser levado em consideração nas medidas tomadas pelos agentes públicos para que a Educação Ambiental efetivamente se torne uma prática regular no cotidiano dos estudantes proporcionando uma transformação de valores e atitudes em favor de uma sociedade pautada pela sustentabilidade.

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Publicado

01-06-2023

Como Citar

Tulio, L. D., & Nagalli, A. (2023). Dificuldades na realização da Educação Ambiental nas instituições brasileiras de ensino básico. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 18(4), 362–375. https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14774

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2023-01-25
Aceito: 2023-02-01
Publicado: 2023-06-01