Plataforma KAHOOT: motivando e promovendo a Educação Ambiental em turmas do Ensino Fundamental II

Autores

  • Jailson Rodrigues de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Rômulo Wilker Neri de Andrade Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) https://orcid.org/0000-0001-8507-6335

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14714

Palavras-chave:

Aulas Remotas, Ferramentas Tecnológicas, Gamificação, Pegada Ecológica

Resumo

As aulas remotas/virtuais, adotadas no cenário de distanciamento social, se tornaram um desafio para os professores e discentes. Na perspectiva de conhecer ferramentas motivacionais, este trabalho buscou estudar o uso da plataforma Kahoot como ferramenta de auxílio em aulas do ensino fundamental II de uma escola pública municipal em Pernambuco-Brasil. Para tal, a partir das aulas sobre o tema Pegada Ecológica, 37 discentes participaram de um jogo (quiz), no Kahoot, e posteriormente de um questionário de opinião. Os participantes conseguiram atingir bons níveis de desempenho no jogo, superior a 50%, e mostraram interesse sobre o tema. Com isso, percebeu-se que o uso da gamificação possibilita a quebra de paradigmas e a motivação dos alunos.

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Publicado

01-06-2023

Como Citar

Oliveira, J. R. de, & Andrade, R. W. N. de. (2023). Plataforma KAHOOT: motivando e promovendo a Educação Ambiental em turmas do Ensino Fundamental II. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 18(4), 48–66. https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14714

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2022-12-28
Aceito: 2023-02-01
Publicado: 2023-06-01