A música como recurso didático na sensibilização sobre temas ambientais

Autores

  • Andréa Martins Cantanhede Universidade Federal do Maranhão
  • Maria de Jesus Viana Tomaz Universidade Federal do Maranhão https://orcid.org/0000-0002-1950-4490
  • Hádamo Andrade da Silva Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14614

Palavras-chave:

Cultura, Ciência, Educação Ambiental

Resumo

A pesquisa teve o objetivo de investigar a utilização da música e suas contribuições para aprendizagem e sensibilização sobre temas ambientais, utilizando-a como recurso para aproximação dos estudantes com a cultura e com a ciência. Participaram 64 estudantes da 1a série do ensino médio e o instrumento de coleta de dados foi um questionário aberto realizado após a atividade educativa. Com abordagem qualitativa, foram realizadas análise de conteúdo e a produção da nuvem de palavras utilizando o software IRAMUTEQ com os dados obtidos. Observamos que a música estimula o senso crítico e discussões sobre os problemas ambientais permitindo que os estudantes contextualizem os conceitos com a realidade.

Biografia do Autor

  • Maria de Jesus Viana Tomaz, Universidade Federal do Maranhão

    Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura.

  • Hádamo Andrade da Silva, Universidade Federal do Maranhão

    Graduação em Ciências Biológicas- Licenciatura

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Publicado

01-06-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CANTANHEDE, Andréa Martins; TOMAZ, Maria de Jesus Viana; SILVA, Hádamo Andrade da. A música como recurso didático na sensibilização sobre temas ambientais. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 18, n. 4, p. 118–127, 2023. DOI: 10.34024/revbea.2023.v18.14614. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/14614. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2022-11-23
Aprovado 2023-01-26
Publicado 2023-06-01