A Educação Ambiental no currículo de Licenciatura em Pedagogia de uma universidade pública estadual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.13634

Palavras-chave:

Educação Ambiental; Documento curricular; Formação Inicial de Professores; Pedagogia.

Resumo

Objetivamos investigar a Educação Ambiental no documento curricular de um curso de Licenciatura em Pedagogia ofertado por uma universidade pública estadual. Analisamos o Projeto Pedagógico e a Matriz Curricular do referido curso, à luz, especialmente, de Marcos Reigota, Martha Tristão e Lucie Sauvé. Identificamos traços característicos da Educação Ambiental relacionados às vertentes Científica, Ecoeducação, Humanista, Naturalista e Globalizante. Também constatamos que a relação entre Educação Ambiental e Docência é predominantemente marcada pela relação com as Ciências da Natureza. Sinalizamos para a necessidade de fortalecimento teórico, epistemológico e metodológico da Educação Ambiental e desta articulada à Docência; destacamos a relação estabelecida com a formação para o Ensino de Ciências e a relevância do levantamento de informações, registros e questões relacionados aos contextos de formação docente, mediante a ausência de aproximações com a complexidade e diversidade ambiental local/regional.

Biografia do Autor

  • Rafael Almeida de Freitas, Universidade do Estado de Minas Gerais

    Mestre em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores e Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Licenciado em Química pelo Centro Universitário São Camilo–ES. Professor de Ciências da Natureza na Universidade do Estado de Minas Gerais.

  • Geide Rosa Coelho, Universidade Federal do Espírito Santo
     Licenciado em Física, Mestre em Educação e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor dos programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFES) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (PPGEnFis-UFES) da Universidade Federal do Espírito Santo. Brasil.

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Publicado

01-02-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FREITAS, Rafael Almeida de; COELHO, Geide Rosa. A Educação Ambiental no currículo de Licenciatura em Pedagogia de uma universidade pública estadual. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 18, n. 1, p. 398–411, 2023. DOI: 10.34024/revbea.2023.v18.13634. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/13634. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2022-03-28
Aprovado 2022-12-13
Publicado 2023-02-01