A Educação Ambiental no currículo de Licenciatura em Pedagogia de uma universidade pública estadual

Autores

  • Rafael Almeida de Freitas Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Geide Rosa Coelho Universidade Federal do Espírito Santo https://orcid.org/0000-0001-5358-9742

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.13634

Palavras-chave:

Educação Ambiental; Documento curricular; Formação Inicial de Professores; Pedagogia.

Resumo

Objetivamos investigar a Educação Ambiental no documento curricular de um curso de Licenciatura em Pedagogia ofertado por uma universidade pública estadual. Analisamos o Projeto Pedagógico e a Matriz Curricular do referido curso, à luz, especialmente, de Marcos Reigota, Martha Tristão e Lucie Sauvé. Identificamos traços característicos da Educação Ambiental relacionados às vertentes Científica, Ecoeducação, Humanista, Naturalista e Globalizante. Também constatamos que a relação entre Educação Ambiental e Docência é predominantemente marcada pela relação com as Ciências da Natureza. Sinalizamos para a necessidade de fortalecimento teórico, epistemológico e metodológico da Educação Ambiental e desta articulada à Docência; destacamos a relação estabelecida com a formação para o Ensino de Ciências e a relevância do levantamento de informações, registros e questões relacionados aos contextos de formação docente, mediante a ausência de aproximações com a complexidade e diversidade ambiental local/regional.

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Biografia do Autor

Rafael Almeida de Freitas, Universidade do Estado de Minas Gerais

Mestre em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores e Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Licenciado em Química pelo Centro Universitário São Camilo–ES. Professor de Ciências da Natureza na Universidade do Estado de Minas Gerais.

Geide Rosa Coelho, Universidade Federal do Espírito Santo

 Licenciado em Física, Mestre em Educação e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor dos programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFES) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (PPGEnFis-UFES) da Universidade Federal do Espírito Santo. Brasil.

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Publicado

01-02-2023

Como Citar

Freitas, R. A. de, & Coelho, G. R. (2023). A Educação Ambiental no currículo de Licenciatura em Pedagogia de uma universidade pública estadual. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 18(1), 398–411. https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.13634

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2022-03-28
Aceito: 2022-12-13
Publicado: 2023-02-01