A formação do pedagogo e o meio ambiente: uma reflexão sobre a inclusão da Educação Ambiental nos cursos de graduação em pedagogia

  • Cecilia Silva Coelho Faculdade Método de São Paulo, São Paulo, SP
  • Ivan Claudio Guedes Faculdade Progresso, São Paulo, SP
Palavras-chave: Educação Ambiental, Ensino Superior, Meio Ambiente

Resumo

Esse artigo traz a discussão sobre o ensino de disciplinas voltadas à Educação Ambiental em cursos de formação de professores em diferentes regiões do estado de São Paulo. Apesar de existirem em diversas orientações oficiais que exigem a abordagem de temas ambientais em todos os níveis de ensino, pode-se observar que uma pequena parcela das instituições de ensino superior se preocupa em oferecer em sua grade curricular disciplinas relacionadas ao tema. Assim, é possível questionar as reais possibilidades de se preparar profissionais para abordar as questões ambientais em sua prática, enquanto docentes das séries inicias do ensino fundamental. Não é objeto desse trabalho discutir a qualidade dos cursos oferecidos, mas apenas a necessidade de se discutir a formação do profissional pedagogo para lidar com a temática ambiental com seus alunos, propondo o levantamento de reflexões sobre como formar cidadãos mais aptos a atuar na preservação do meio ambiente e na mitigação de impactos ambientais gerados ao longo dos tempos.

Biografia do Autor

Ivan Claudio Guedes, Faculdade Progresso, São Paulo, SP
Doutor em Geologia Regional pela UNESP-Campos de Rio Claro. Mestre em Análise Geoambiental pela Universidade Guarulhos. Especialista em Gestão Ambiental. Licenciado em Geografia e Pedagogia.
Publicado
2016-06-19
Como Citar
Coelho, C. S., & Guedes, I. C. (2016). A formação do pedagogo e o meio ambiente: uma reflexão sobre a inclusão da Educação Ambiental nos cursos de graduação em pedagogia. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 11(2), 151-163. https://doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.2100
Seção
Artigos