A formação do pedagogo e o meio ambiente: uma reflexão sobre a inclusão da Educação Ambiental nos cursos de graduação em pedagogia

Autores

  • Cecilia Silva Coelho Faculdade Método de São Paulo, São Paulo, SP
  • Ivan Claudio Guedes Faculdade Progresso, São Paulo, SP

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.2100

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Ensino Superior, Meio Ambiente

Resumo

Esse artigo traz a discussão sobre o ensino de disciplinas voltadas à Educação Ambiental em cursos de formação de professores em diferentes regiões do estado de São Paulo. Apesar de existirem em diversas orientações oficiais que exigem a abordagem de temas ambientais em todos os níveis de ensino, pode-se observar que uma pequena parcela das instituições de ensino superior se preocupa em oferecer em sua grade curricular disciplinas relacionadas ao tema. Assim, é possível questionar as reais possibilidades de se preparar profissionais para abordar as questões ambientais em sua prática, enquanto docentes das séries inicias do ensino fundamental. Não é objeto desse trabalho discutir a qualidade dos cursos oferecidos, mas apenas a necessidade de se discutir a formação do profissional pedagogo para lidar com a temática ambiental com seus alunos, propondo o levantamento de reflexões sobre como formar cidadãos mais aptos a atuar na preservação do meio ambiente e na mitigação de impactos ambientais gerados ao longo dos tempos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivan Claudio Guedes, Faculdade Progresso, São Paulo, SP

Doutor em Geologia Regional pela UNESP-Campos de Rio Claro. Mestre em Análise Geoambiental pela Universidade Guarulhos. Especialista em Gestão Ambiental. Licenciado em Geografia e Pedagogia.

Downloads

Publicado

2016-06-19

Como Citar

Coelho, C. S., & Guedes, I. C. (2016). A formação do pedagogo e o meio ambiente: uma reflexão sobre a inclusão da Educação Ambiental nos cursos de graduação em pedagogia. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 11(2), 151–163. https://doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.2100

Edição

Seção

Artigos
Recebido em 2015-05-07
Aceito em 2016-05-18
Publicado em 2016-06-19