Contribuição do programa de aprendizagem do Senar/PR na Educação Ambiental dos jovens no meio rural

Autores

  • Regiane Hornung Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste
  • João Carlos Gonçalves Universidade Estadual de Londrina
  • Adriana Maria de Grandi Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste
  • Elenice Parizotto Stremel Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste
  • Lidiane Barbosa Braga Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12710

Palavras-chave:

Área rural; Sustentabilidade; Educação no campo; Cidadania.

Resumo

A educação do campo interligada a Educação Ambiental se mostra importante para o desenvolvimento rural sustentável. Dessa forma, objetivou-se responder a seguinte questão: Qual contribuição do programa de aprendizagem SENAR/PR na formação de jovens do meio rural relacionada a Educação Ambiental? Para responder esse questionamento foi realizada uma pesquisa de cunho exploratório com 326 jovens no período de 2010 a 2019 dos egressos do programa. O questionário realizado apresentou a opção “muito contribuiu” superior a 50 % em todas as questões, ressaltando a contribuição do programa na Educação Ambiental atrelada a metodologias ativas, principalmente, no desenvolvimento de cidadania e sustentabilidade.

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Publicado

01-08-2022

Como Citar

Hornung, R. ., Gonçalves, J. C., Grandi, A. M. de, Stremel, E. P., & Braga, L. B. (2022). Contribuição do programa de aprendizagem do Senar/PR na Educação Ambiental dos jovens no meio rural. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 17(4), 17–34. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12710

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2021-09-09
Aceito: 2022-05-23
Publicado: 2022-08-01