Educação Ambiental no contexto pandêmico: aspectos gerais e o caso de São Carlos (SP)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12695

Palavras-chave:

Educação, Revisão Bibliográfica Sistemática, pandemia, COVID-19

Resumo

A complexidade dos sistemas socioecológicos foi agravada pela COVID-19, que impôs uma série de dificuldades aos processos educacionais. Assim, este artigo objetiva levantar os desafios e perspectivas da prática da Educação Ambiental no contexto pandêmico e, de modo específico, para o caso da cidade de São Carlos (SP). Foi aplicada uma abordagem multi-método, associando Revisão Bibliográfica Sistemática com relatos coletados por um questionário disponibilizado a instituições locais. Dentre os resultados, foram identificadas as necessidades de adaptações das metodologias usualmente desenvolvidas; ressaltada a importância da participação da comunidade; e sintetizadas sugestões ao enfrentamento do cenário atual e futuro.

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Biografia do Autor

Edimilson Rodrigues dos Santos Junior, Escola de Engenharia de São Carlos - USP

Mestrando em Ciências da Engenharia Ambiental na Escola de Engenharia de São Carlos (PPG-SEA EESC/USP) com pesquisa na área de Instrumentos de Política Ambiental. Formou-se em Engenharia Ambiental na mesma instituição. Participou de diferentes projetos de pesquisa e extensão, com temáticas gerais envolvendo tecnologias sociais, saneamento rural, urbanismo, habitação social e meio ambiente, com destaque ao Grupo de Estudos e Intervenções Socioambientais (GEISA - USP); à Cartilha da Cidade (IAU/USP); e ao Grupo de Práticas de Pesquisa, Ensino e Extensão em Urbanismo (PexURB IAU/USP).

Nayara Fernandes de Mendonça, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2018), graduação em Formação Pedagógica para não licenciados em matemática (2020). Atualmente é mestranda em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo e cursa MBA em Projetos Sustentáveis e Inovações Ambientais pela Universidade Federal do Paraná. Atua na área de Instrumentos e política ambiental, tal como Avaliação de Impacto Ambiental.

Maria Rita Raimundo e Almeida, Universidade Federal de Itajubá

Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Itajubá (2008), mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Itajubá (2010) e doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (2013). Foi professora na Universidade Federal de Uberlândia e, atualmente, é professora na Universidade Federal de Itajubá. Tem experiência na área de Engenharia Ambiental, atuando principalmente com instrumentos de política ambiental, tais como a Avaliação de Impacto Ambiental e o Licenciamento Ambiental.

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Publicado

01-04-2022

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2021-09-08
Aceito: 2022-02-11
Publicado: 2022-04-01

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