Integração curricular por meio de temas geradores: construindo inter/transdisciplinares a partir do Complexo Interdunar de Sabiaguaba, em Fortaleza (CE)

Autores

  • Edvar Ferreira Basílio Universidade Federal do Ceará
  • Luís Távora Furtado Ribeiro Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12417

Palavras-chave:

Educação Básica, Currículo, Ensino, Temas Geradores

Resumo

Ensinar e aprender por meio de temas geradores é contemplar nos processos educativos a realidade com seus múltiplos desafios sociais. A Área de Preservação Ambiental de Sabiaguaba, localizada no município de Fortaleza (CE), é tomada neste estudo como ponto de partida com o objetivo de contribuir para a (re)construção de práticas de ensino e aprendizagens na Educação Básica. Verificou-se que a estratégia metodológica aduzida é capaz de promover, a partir das questões socioambientais da cidade do aluno, a necessária integração curricular, em oposição ao tradicionalismo programático de viés tecnicista, utilitarista, fragmentado e desconectado do cotidiano vivido.

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Referências

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Publicado

01-08-2022

Como Citar

Basílio, E. F., & Ribeiro, L. T. F. (2022). Integração curricular por meio de temas geradores: construindo inter/transdisciplinares a partir do Complexo Interdunar de Sabiaguaba, em Fortaleza (CE). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 17(4), 97–112. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12417

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2021-07-13
Aceito: 2022-05-31
Publicado: 2022-08-01