Educação Ambiental e logística reversa nos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12182

Palavras-chave:

Meio Ambiente, Sustentabilidade, Interdisciplinaridade

Resumo

: A Educação Ambiental (EA) e a Logística Reversa (LR) contribuem para o desenvolvimento sustentável. O objetivo desta pesquisa foi descobrir o nível de conhecimento sobre EA e LR de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental de escolas públicas na cidade de Belém-PA. A pesquisa de cunho bibliográfico contou com atividades de campo que ocorreu no mês de novembro de 2019 com o total de 96 alunos do 3º, 4º e 5º anos de duas escolas públicas de Belém-PA. Foram realizadas oficinas para a confecção de objetos a partir de resíduos, e posterior aplicação de formulários com perguntas abertas e fechadas. Os resultados mostraram que o assunto mais conhecido é a Educação Ambiental, sendo a internet a principal fonte de informação. Na escola, a EA é vista nos 2º e 3º anos na disciplina de Ciências. A busca por novas perspectivas de ensinar e aprender assuntos como EA e LR contribui para a formação de indivíduos conscientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRANCO, E.P.; ROYER, M.R.; BRANCO, A.B.G. A abordagem da Educação Ambiental nos PCNS, nas DCNS e na BNCC. Nuances: estudos sobre Educação, [S.L.], v. 29, n. 1, p. 185-203, 20 dez. 2018. Nuances Estudos Sobre Educacao.

BEHREND, D.M.; COUSIN, C.S.; GALIAZZI, M.C.Base nacional comum curricular: O que se mostra de referência à Educação Ambiental?. Ambiente & Educação, [S.L.], v. 23, n. 2, p. 74-89, 26 nov. 2018.

CAMPOS, G.S.; DELGADO, N.; JESUS, L.M.; CARBONI, M. A aplicação dos conceitos da sustentabilidade e logística reversa nas instituições de ensino. Revista Fatecnológica da Fatec-Jahu, v. 14, n. 1, p. 100-115, 16 dez. 2020.

COSTA, C.A.; LOUREIRO, C.F. A interdisciplinaridade em Paulo Freire: aproximações político-pedagógicas para a Educação Ambiental crítica. Revista Katálysis, [S.L.], v. 20, n. 1, p. 111-121, abr. 2017.

DEMOLY, K.R.A.; SANTOS, J.S.B. Learning, environmental education and school: Ways of en-acting in the experience of students and teachers. Ambiente & Sociedade, [S.L.], v. 21, p. e00872, 10 jul. 2018.

DICKMANN, I.; STANQUEVISKI, C. Pedagogia da resistência. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, [S.L.], v. 21, n. 1, p. 59-80, 30 abr. 2019.

FERNANDES, S.M.; RODRIGUEZ, C.M.T.; BORNIA, A.C.; TRIERWEILLER, A.C.; SILVA, S.M.; FREIRE, P.S. Revisão sistemática da literatura sobre as formas de mensuração do desempenho da logística reversa. Gestão & Produção, [S.L.], v. 25, n. 1, p. 175-190, 23 out. 2017.

LEITE, D.T.B.S.; RIBEIRO, A.S.; FACCIOLI, G.G.; SILVA, M.S.F. A importância da Educação Ambiental na logistica reversa de pneus inservíveis. Educação Ambiental em ação, [S.L.], v. 16, n. 60, mai. 2017.

LOPES, E.S.; RADETZKE, F.S.; GÜLLIC, R.I.C. Concepções sobre Educação Ambiental: desafios para pensar situações metodológicas e o Ensino de Ciências. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. Rio Grande, v. 37, n. 3, p. 400-415, mai. 2020.

LOUREIRO, C.F.B.; TORRES, J.R. (Orgs). Educação Ambiental: Dialogando com Paulo Freire. São Paulo: Cortez, 2018.

MACIEL, E.A.; TEICHMANN, K.R.R.; GÜLLICH, R.I.C. A Educação Ambiental e suas concepções no ensino de ecologia. RELACult –Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade. Rio Grande, v.4, p. 1-14, nov. 2018.

NABIÇA, M.G.; SILVA, M.L. Educação Ambiental. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, [S.L.], v. 22, n. 3, p. 939-955, 23 dez. 2020.

OLIVEIRA, F.R.; PEREIRA, E.R.; PEREIRA JÚNIOR, A. Horta escolar, Educação Ambiental e a interdisciplinaridade. Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 10-31, 2018.

OLIVEIRA, R.R.S.; CARDOSO, I.S.; VERA CRUZ, M. Educação Ambiental e análise dos ecossistemas de manguezais com alunos da educação básica. Geografia Ensino & Pesquisa, Santa Maria, v. 25, e. 25, p. 3-45, 2019.

PEREIRA JUNIOR, A.; CAMPOS, R.A.S. Análise comparativa das práticas ambientais utilizadas no ensino da Educação Ambiental em escolas públicas. Revista Brasileira de Educação Ambiental. São Paulo, v. 13, n.1, p. 364-386, 2019.

PINHEIRO, C.D.P.S.; ROSA, C,L,S.; AGUIAR, A.F.; NASCIMENTO, J.C.S.; REIS, P.S.G.; GUSMÃO, M.T.A.; NASCIMENTO, M.N.C.F. Educação Ambiental na E.E.E.F. Virgilio Libonati, Belém-PA: Um relato de experiência. Educação Ambiental em ação, [S.L.], n. 64, jun. 2018.

SAHEB, D.; ROSA, M.A.; ANDRADE, M.T.C. Reflexões sobre a Educação Ambiental no curso de Pedagogia. Revista Diálogo Educacional, Paraná, v. 17, n. 55, p. 1555-1573, out, 2017.

SILVA, F.S.; TERÁN, A.F. Práticas pedagógicas na Educação Ambiental com estudantes do ensino fundamental. Experiências em Ensino de Ciências, [S.L.], v. 13, n. 5, p. 339-351,23 dez. 2018.

Downloads

Publicado

01-04-2022

Como Citar

Pontes, A. N., Caldas, Ágata M. . de J., Miranda, S. dos S., & Lopes, S. do S. B. de. (2022). Educação Ambiental e logística reversa nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 17(2), 278–288. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12182

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2021-05-16
Aceito: 2022-01-27
Publicado: 2022-04-01

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)