Conhecimento e prática dos professores de ensino básico em Educação Ambiental e saúde

Autores

  • Haryanna Arantes Universidade Federal de São Carlos https://orcid.org/0000-0002-0252-2203
  • Silvia Carla da Silva André Uehara Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.11429

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Educação Ambiental; Saúde Ambiental, Promoção da Saúde, Saneamento Básico

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar o conhecimento e a prática de professores do ensino básico sobre educação e saúde ambiental. Trata-se de uma pesquisa descritiva e de abordagem qualitativa, realizada em seis escolas de ensino fundamental de São Carlos-SP, Brasil, com 49 professores. Os dados foram coletados por meio de grupo focal e analisados por meio da análise temática. Os professores apresentaram dificuldades para definir os conceitos de educação e saúde ambiental e para descrever as atividades práticas. Assim, torna-se necessária a inserção da temática na formação inicial dos professores e implementação de estratégias de educação permanente a fim de ampliar as ações em educação e saúde ambiental.

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Publicado

01-08-2021

Como Citar

Arantes, H., & Uehara , S. C. da S. A. (2021). Conhecimento e prática dos professores de ensino básico em Educação Ambiental e saúde . Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 16(4), 169–190. https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.11429

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2020-11-23
Aceito: 2021-05-11
Publicado: 2021-08-01