Construção do conhecimento em Educação Ambiental a partir de oficinas de hortas escolares: evidências da aprendizagem significativa através do desenho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.11202

Palavras-chave:

Hortas Escolares, Ensino fundamental, Aprendizagem significativa, Educação Ambiental

Resumo

Trata-se de um relato de experiência de construção de conhecimento em educação ambiental a partir da realização de oficinas de horta. Participaram deste estudo 60 alunos de uma escola pública de ensino fundamental, com idades entre 7 e 11 anos. Os estudantes foram convidados a realizar registros através do desenho em dois momentos: antes e após a oficina de horta. Os resultados indicaram satisfação no contato com a natureza, melhor repertório relacionado à consciência ambiental e sustentabilidade. Discute-se que o conhecimento científico se integrou ao conhecimento prévio a partir da experiência da aprendizagem significativa. Também apareceram indicadores de que a experiência promoveu engajamento coletivo e bem-estar entre os participantes.

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Publicado

2021-08-01

Como Citar

Almeida, M. V. M. de, Ferreira, S. B., Faleiro, H. T., & Assunção, S. G. S. (2021). Construção do conhecimento em Educação Ambiental a partir de oficinas de hortas escolares: evidências da aprendizagem significativa através do desenho. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 16(4), 419–433. https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.11202

Edição

Seção

Relatos de Experiências
Recebido em 2020-11-10
Aceito em 2021-03-29
Publicado em 2021-08-01