Pandemia 2020 e Educação

Autores

  • Juliana Berg Universidade Federal do Paraná
  • Carla Luciane Blum Vestena Universidade Federal do Paraná e Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Marlene Zwierewicz Universidade Alto Vale do Rio do Peixe
  • Cristina Costa-Lobo Observatório Português da Presidência da UNESCO para a Juventude, Educação e Sociedade

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.10855

Palavras-chave:

Educação, Complexidade, Transdisciplinaridade, Cristividade

Resumo

este ensaio teórico pretende oferecer aos educadores ambientais uma perspectiva epistêmica relacionada à educação, por meio de um novo pensar a partir da Pandemia criada pela COVID-19. Esse pensar fundamenta-se nos conceitos da complexidade e transdisciplinaridade, que são capazes de – por meio de projetos criativos ecoformadores, de uma nova racionalidade aberta, do pensar livre, multidimensional e multiocular – reorganizar ideias de forma ecossistêmica, oferecer criticidade e intelectualidade sistêmica, oportunizando a compreensão da diversidade e gerando bem-estar. Tais capacidades ampliadas no pensar sistêmico advêm da mudança do paradigma vigente, que não pode mais seguir lógica cartesiana, mas precisa se regenerar e renascer em respeito e consciência ampliados.

Biografia do Autor

  • Juliana Berg, Universidade Federal do Paraná

    Bolsista Capes, doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Investigadora do Laboratório de Psicologia Educacional (LAPE). Instauradora e Coordenadora do Núcleo Rede de Escolas Criativas (RIEC Unicentro Irati). Secretária do Núcleo RIEC Amarante.

  • Carla Luciane Blum Vestena, Universidade Federal do Paraná e Universidade Estadual do Centro-Oeste

    Bolsista de Produtividade da Fundação Araucária. Docente nos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná e da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Coordenadora do Laboratório de Psicologia Educacional (LAPE). Instauradora e Coordenadora do Núcleo RIEC Unicentro Guarapuava.

  • Marlene Zwierewicz, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

    Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Básica (PPGEB) da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP). Coordenadora adjunta da Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC).

  • Cristina Costa-Lobo, Observatório Português da Presidência da UNESCO para a Juventude, Educação e Sociedade

    Presidente do Observatório Português da Presidência da UNESCO para a Juventude, Educação e Sociedade. Diretora do Departamento de Estratégia, Desenvolvimento e Internacionalização da Optimus Creative and Technology School (Brasil e Portugal). Professora Coordenadora do Instituto de Estudos Superiores de Fafe (IESF – Portugal). Pesquisadora integrada no Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (CIDI – IESF). Instauradora Núcleo RIEC Amarante, Portugal.

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Publicado

03-08-2020

Edição

Seção

Edição Especial

Como Citar

BERG, Juliana; VESTENA, Carla Luciane Blum; ZWIEREWICZ, Marlene; COSTA-LOBO, Cristina. Pandemia 2020 e Educação. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 15, n. 4, p. 470–487, 2020. DOI: 10.34024/revbea.2020.v15.10855. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/10855. Acesso em: 25 jun. 2025.
Recibido 2020-06-30
Aprovado 2020-07-26
Publicado 2020-08-03