Tríade da sensibilização ambiental: o uso das novas tecnologias aliada à prática de Educação Ambiental e o ensino na geografia

Autores

  • Silvia Patricia Marques Universidade Estadual do Centro Oeste
  • Carla Luciane Blum Vestena Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Educação da Universidade do Centro Oeste, Guarapuava

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.2216

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Educação Ambiental, Novas Tecnologias

Resumo

Diante dos avanços tecnológicos que temos sido expostos na última década e o crescente consumismo, principalmente nas cidades, surge a necessidade da conscientização, quanto a consequente produção de resíduos sólidos. Porém ao observarmos à prática da educação ambiental desde sua implementação no currículo básico brasileiro, notamos que esta não têm atendido adequadamente a proposta original, limitando-se a projetos isolados. Este ensaio remete a reflexão de uma proposta, ou seja, a tríade da sensibilização. Nosso argumento se baseia no uso das novas tecnologias aliada à prática da Educação Ambiental e o Ensino na Geografia, como elementos integrados para a sensibilização ambiental.

Biografia do Autor

  • Silvia Patricia Marques, Universidade Estadual do Centro Oeste
    Setor de Ciências Agrárias e Ambientais – SEAA/G Programa De Pós-Graduação em Geografia - PPGG
  • Carla Luciane Blum Vestena, Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Educação da Universidade do Centro Oeste, Guarapuava
    Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Associado do GT de Psicologia da Educação. Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE). Membership in the Jean Piaget Society (JPS)

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Publicado

30-09-2016

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MARQUES, Silvia Patricia; VESTENA, Carla Luciane Blum. Tríade da sensibilização ambiental: o uso das novas tecnologias aliada à prática de Educação Ambiental e o ensino na geografia. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 11, n. 4, p. 336–349, 2016. DOI: 10.34024/revbea.2016.v11.2216. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2216. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2015-10-29
Aprovado 2016-09-26
Publicado 2016-09-30