Fenomenologia e percepção ambiental como objeto de construção à Educação Ambiental

Autores

  • Mirela Ramos Moimaz Universidade Estadual do Centro Oeste, Guarapuava, PR
  • Carla Luciane Blum Vestena Universidade Estadual do Centro Oeste, Guarapuava, PR

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2017.v12.2225

Palavras-chave:

Fenomenologia, Percepção, Educação Ambiental

Resumo

A Teoria da Percepção surge como uma das correntes do movimento de renovação, este pensamento se aproxima da psicologia e das formulações fenomenológicas. A fenomenologia e a percepção ambiental colocam o homem e suas interpretações sobre os lugares em evidência, simultaneamente lhes dando sentido, cabendo à compreensão das relações que estes estabelecem com os lugares. Neste contexto o presente artigo procura abordar algumas pressuposições da fenomenologia, tentando fazer uma aproximação entre a percepção ambiental e a educação ambiental, que tem como tarefa vincular informações para a educação. Desta forma a educação ambiental encontra-se entrelaçada com a percepção ambiental, onde o papel da educação é considerar os saberes do sujeito elaborando respostas para novos paradigmas ambientais.

Biografia do Autor

  • Mirela Ramos Moimaz, Universidade Estadual do Centro Oeste, Guarapuava, PR
    Mestranda, pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO, Guarapuava – Pr. Especialista em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, e Educação no Campo. Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Cornélio Procópio – FAFICOP - PR.
  • Carla Luciane Blum Vestena, Universidade Estadual do Centro Oeste, Guarapuava, PR
    Docente do Departamento de Pedagogia e dos Programas de Pós-Graduação Mestrado em Geografia e Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO, Guarapuava, Pr. Doutora em Educação pela UNESP (Marília-SP) e Mestre em Geografia pela UFPR. Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), Associado do GT de Psicologia da Educação. Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE). Membership in the Jean Piaget Society (JPS). E-mail: clbvestena@gmail.com.

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Publicado

30-06-2017

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MOIMAZ, Mirela Ramos; VESTENA, Carla Luciane Blum. Fenomenologia e percepção ambiental como objeto de construção à Educação Ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 12, n. 2, p. 67–78, 2017. DOI: 10.34024/revbea.2017.v12.2225. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2225. Acesso em: 12 dez. 2025.
Recebido 2015-11-11
Aprovado 2017-06-14
Publicado 2017-06-30