Fenomenologia e percepção ambiental como objeto de construção à Educação Ambiental

Autores

  • Mirela Ramos Moimaz Universidade Estadual do Centro Oeste, Guarapuava, PR
  • Carla Luciane Blum Vestena Universidade Estadual do Centro Oeste, Guarapuava, PR

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2017.v12.2225

Palavras-chave:

Fenomenologia, Percepção, Educação Ambiental

Resumo

A Teoria da Percepção surge como uma das correntes do movimento de renovação, este pensamento se aproxima da psicologia e das formulações fenomenológicas. A fenomenologia e a percepção ambiental colocam o homem e suas interpretações sobre os lugares em evidência, simultaneamente lhes dando sentido, cabendo à compreensão das relações que estes estabelecem com os lugares. Neste contexto o presente artigo procura abordar algumas pressuposições da fenomenologia, tentando fazer uma aproximação entre a percepção ambiental e a educação ambiental, que tem como tarefa vincular informações para a educação. Desta forma a educação ambiental encontra-se entrelaçada com a percepção ambiental, onde o papel da educação é considerar os saberes do sujeito elaborando respostas para novos paradigmas ambientais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mirela Ramos Moimaz, Universidade Estadual do Centro Oeste, Guarapuava, PR

Mestranda, pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO, Guarapuava – Pr. Especialista em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, e Educação no Campo. Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Cornélio Procópio – FAFICOP - PR.

Carla Luciane Blum Vestena, Universidade Estadual do Centro Oeste, Guarapuava, PR

Docente do Departamento de Pedagogia e dos Programas de Pós-Graduação Mestrado em Geografia e Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO, Guarapuava, Pr. Doutora em Educação pela UNESP (Marília-SP) e Mestre em Geografia pela UFPR. Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), Associado do GT de Psicologia da Educação. Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE). Membership in the Jean Piaget Society (JPS). E-mail: clbvestena@gmail.com.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

30-06-2017

Como Citar

Moimaz, M. R., & Vestena, C. L. B. (2017). Fenomenologia e percepção ambiental como objeto de construção à Educação Ambiental. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 12(2), 67–78. https://doi.org/10.34024/revbea.2017.v12.2225

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2015-11-11
Aceito: 2017-06-14
Publicado: 2017-06-30