O professor de matemática desejado participa de uma fábrica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/prometeica.2023.27.15357

Palavras-chave:

professor de matemática, fabricação, poder, desejo

Resumo

Este artigo discute como a imagem idealizada do "professor de matemática desejado" é construída por meio de discursos e relações de poder. O professor é visto como tendo um papel ativo no funcionamento da escola e é responsável por produzir indivíduos matematicamente competentes e produtivos que possam ter sucesso na sociedade. Além disso, analisa-se como o professor deve se adaptar constantemente às exigências da sociedade de controle, que está em constante mudança e exige novas habilidades e conhecimentos. O artigo se baseia nos conceitos de Foucault e Deleuze para analisar a construção do professor de matemática almejado e como ele é regulado por demandas e instituições sociais. Apesar de questionar se o professor pode resistir a essa regulação e criar algo diferente, o artigo conclui que o professor é consumido pelo mesmo sistema. Portanto, destaca-se a importância de ser crítico e promover um ambiente socialmente eficaz no qual o professor possa participar ativamente de seu desenvolvimento profissional. Em outras palavras, explora-se a construção da imagem idealizada do professor de matemática desejado, como o professor deve se adaptar constantemente às demandas mutáveis ​​da sociedade de controle e a importância de ser crítico e promover um ambiente socialmente eficaz no qual o professor Você pode participar ativamente do seu desenvolvimento profissional.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Blanco-Álvarez, H., Fernández-Oliveras, A., & Oliveras, M. L. (2017). Formación de Profesores de Matemáticas desde la Etnomatemática: Estado de desarrollo. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 31(58), 564-589. https://doi.org/10.1590/1980-4415v31n58a02

Carrillo, J., Climent, N., Contreras, L. C., & Muñoz-Catalán, M. C. (2013). Determinig Specialized Knowledge for Mathematics Education. En B. Ubuz, Ç. Haser, & M. A. Mariotti (Eds.), Proceedings of the Eight Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (pp. 2985-2994). Middle East Technical University and ERME.

Climent, N. (2002). El desarrollo profesional del maestro de Primaria respecto de la enseñanza de la matemática. Un estudio de caso [Tesis de Doctorado no publicada]. Universidad de Huelva-España.

Deleuze, G. (1986). Foucault (S. Hand, Trans. 2006 ed). The Athlone Press.

Deleuze, G. (1992a). Postscript on the Societies of Control. October, 59, 3-7. https://doi.org/10.2307/778828

Deleuze, G. (1992b). What is a dispositif? En Michel Foucault: Philosopher (pp. 156-168). Routledge.

Deleuze, G. (2006). Post-scriptum sobre las sociedades de control. POLIS, Revista Latinoamericana, 5(13).

Deleuze, G., & Guattari, F. (1977). Anti-oedipus: Capitalism and schizophrenia (R. Hurley, M. Seem, y H. R. Lane, Trans.). Viking Press.

Deleuze, G., & Guattari, F. (1994). What is philosophy? Columbia University Press.

Foucault, M. (1971). Orders of discourse. Social science information, 10(2), 7-30.

Foucault, M. (1980). Power/Knowledge: Selected interviews and other writings 1972-1977. Pantheon Books.

Foucault, M. (1982). The Subject and Power. In H. L. Dreyfus & P. Rabinow (Eds.), Michel Foucault: Beyond Structuralism and Hermeneutics (2nd ed., pp. 208-226). University of Chicago Press.

Foucault, M. (1995). DISCIPLINE AND PUNISH The Birth of the Prison. Vintage Books.

Foucault, M. (2012). El poder, una bestia magnífica: Sobre el poder, la prisión y la vida (1era ed.). Siglo Veintiuno Editores.

Gómez-Chacón, I. M., Kuzniak, A., & Vivier, L. (2016). El rol del profesor desde la perspectiva de los Espacios de Trabajo Matemático. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 30(54), 1-22. https://doi.org/10.1590/1980-4415v30n54a01

Gutstein, E. (2003). Teaching and learning mathematics for social justice in an urban, Latino school. Journal for Research in Mathematics Education, 34(1), 37-73. https://doi.org/10.2307/30034699

Montecino, A. (2017). The mathematics teacher’s quasi-Darwinism: Problematizing mathematics education research. En T. Dooley & G. Gueudet (Eds.), Proceedings of the 10th Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (pp. 1521-1528). DCU Institute of Education and ERME.

Montecino, A. (2018a). Outcome of the Market: The Outdated Mathematics Teacher. En M. Jurdak & R. Vithal (Eds.), Sociopolitical Dimensions of Mathematics Education (pp. 151-168). Springer International Publishing. https://doi.org/10.1007/978-3-319-72610-6_9

Montecino, A. (2018b). The fabrication of the mathematics teacher as neoliberal subject (Ph.d.-serien for Det Ingeniør- og Naturvidenskabelige Fakultet) [Data set]. Aalborg University Press. https://doi.org/10.5278/VBN.PHD.ENG.00059

Montecino, A. (2019). The professional mathematics teacher: Fabricating and governing the becoming of the teacher. Educação Unisinos, 1, 14.

Montecino, A., & Valero, P. (2015). Product and Agent: Two Faces of the Mathematics Teacher. En S. Mukhopadhyay & B. Greer (Eds.), Proceedings of the Eighth International Mathematics Education and Society Conference (Vol. 3, pp. 794-806). United States.

Muñoz-Catalán, M. C., Contreras, L. C., Carrillo, J., Rojas, N., Montes, M. Á., & Climent, N. (2015). Conocimiento especializado del profesor de matemáticas (MTSK): Un modelo analítico para el estudio del conocimiento del profesor de matemáticas. La Gaceta de la Real Sociedad Matemática Española, 18(3), 1801-1817.

OCDE. (2014). PISA 2012 results: What students know and can do. Student performance in mathematics, reading and science. OECD.

Opazo Arellano, C. E., & Cordero Osorio, F. (2021). Estudiante de docencia en matemáticas y la construcción de la identidad disciplinar. Estudios pedagógicos (Valdivia), 47(1), 109-131. https://doi.org/10.4067/S0718-07052021000100109

Popkewitz, T. S., Diaz, J., & Kirchgasler, C. (2017). The Reason of Schooling and Educational Research: Culture and Political Sociology. En T. S. Popkewitz, J. Diaz, & C. Kirchgasler (Eds.), A Political Sociology of Educational Knowledge: Studies of Exclusions and Difference (pp. 3-22). Routledge.

Rodríguez, T. (1995). Poder y saber (La Micropolítica Foucaultiana y la Práctica Escolar). Teoría de la educación, 7, 163-181.

Sfard, A. (2005). What Could be More Practical than Good Research? Educational Studies in Mathematics, 58(3), 393-413. https://doi.org/10.1007/s10649-005-4818-5

Sitomaniemi-San, J. (2015). Fabricating the teacher as researcher. A genealogy of academic teacher education in Finland. (Ph.D. Thesis), University of Oulu, Oulu.

Skovsmose, O. (2008). Mathematical literacy and globalization. En A. C. Barton, M. C. Borba, B. Atweh, N. Gough, C. Keitel, & C. Vistro-Yu (Eds.), Internationalisation and globalisation in mathematics and science education (pp. 3-18). Springer.

Valero, P. (2009). Mathematics education as a network of social practices. En V. Durand-Guerrier (Ed.), Procedings of the VI CERME (pp. 65-80). Université de Lyon-ERME.

Valero, P., Andrade-Molina, M., & Montecino, A. (2015). Lo político en la educación matemática: De la educación matemática crítica a la política cultural de la educación matemática. Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa, 18(3), 287-300. https://doi.org/10.12802/relime.13.1830s

Publicado

2023-07-27

Como Citar

López-López, A. (2023). O professor de matemática desejado participa de uma fábrica. Prometeica - Revista De Filosofia E Ciências, (27), 623–629. https://doi.org/10.34024/prometeica.2023.27.15357

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.