INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COMO PROCESSO DE MANUTENÇÃO HEGEMÔNICA: A UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL E PROCESSO DE BOLOGNA
DOI:
https://doi.org/10.34024/olhares.2018.v6.800Resumo
Contraditoriamente a educação tem ocupado papel fundamental na formação de capital humano e de um projeto de emancipação. Neste campo, de intensa disputa, hegemonicamente ela serve ao capital que, contemporaneamente, se apresenta de forma financeirizada. Aliado a esta dinâmica, o processo de internacionalização da educação tem servido para disseminação de um modelo que necessita de consensos ativos. O caso mais evidente e atual dessa submissão, no ensino superior (ES), aos interesses hegemônicos é o Processo de Bologna (PB), que ao implementar um modelo internacional de ES influencia políticas educacionais brasileiras, como é o caso- de nosso objeto de investigação: a Universidade Aberta do Brasil. Através de análise documental, compreendemos como tem ocorrido a incorporação dos princípios de internacionalização do ES no contexto brasileiro. Percebemos que as categorias: participação e responsabilização; qualidade e resultados e estandardização tornam-se fulcrais para a implantação das políticas de ES no contexto da mundialização do capital.Downloads
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Publicado
2018-11-28
Como Citar
Marins, G. A. M. de B., & Santos, F. A. dos. (2018). INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COMO PROCESSO DE MANUTENÇÃO HEGEMÔNICA: A UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL E PROCESSO DE BOLOGNA. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 6(2), 13–33. https://doi.org/10.34024/olhares.2018.v6.800
Edição
Seção
Artigos