ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E VULNERABILIDADE SOCIAL: Estudo de projetos pedagógicos de sete cursos de graduação em matemática

Autores

  • Francisco Alexandre de Lima Sales Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA
  • Leila do Socorro Rodrigues Feio Universidade Federal do Amapá - UNIFAP
  • Eliane Leal Vasquez Universidade Federal do Amapá - UNIFAP
  • Reullyanne Freitas de Aguiar Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2022.v10.14494

Palavras-chave:

Educação Superior, Projeto Pedagógico, Assistência ao Educando, Formação Inicial do Professor, Matemática

Resumo

O objetivo do artigo foi analisar os projetos pedagógicos do curso de Graduação em Matemática (PPCGM) do Instituto Federal de Ensino do Maranhão (IFMA), enfocando a questão da vulnerabilidade social e sua relação com os objetivos da política de assistência estudantil no Brasil. Com base em pesquisa bibliográfica e documental, os dados foram coletados de setembro a novembro de 2022, e utilizou-se o método de análise de conteúdo, orientado pelo livro de Bardin (2011). Parte das informações foram organizadas em um diagrama construído no software Gephi. A análise dos dados foi estruturada em quatro categorias. Quanto a concepção ideológica dos PPCGM em relação à formação inicial do professor, os resultados mostraram que todos os PPCGM apresentavam um forte embasamento com relação ao contexto social, e também com a organização do currículo. No que tange ao ideário apresentado nas ementas, dos sete PPCGM analisados, seis tinham ementas com temas que discutiam a produção do conhecimento científico, as práticas sociais e diversidade. Além disso, dos sete PPCGM, seis revelaram quatorze autores em que nas suas obras apresentavam o termo descritor “social”, citados como indicação para leitura. Por fim, no que concerne as ações para a permanência, os resultados não são animadores, pois os PPCGM do IFMA não abordam as ações para reduzir a vulnerabilidade social, tão pouco a política de permanência e a conclusão de seus cursos.

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Biografia do Autor

Francisco Alexandre de Lima Sales, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA

Doutorando em Educação em Ciências e Matemática pelo REAMEC, mestre em Engenharia Agrícola (UFC), licenciado em Matemática (FACIG). Atualmente é professor efetivo do IFMA, campus Buriticupu. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Laboratório de Educação Matemática (GEPLEMAT).

Leila do Socorro Rodrigues Feio, Universidade Federal do Amapá - UNIFAP

Doutora em Psicologia pela Universidade de Oviedo-ES. Professora Adjunta da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP, vinculada ao Departamento de Educação. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática-PPGECEM/REAMEC.

Eliane Leal Vasquez, Universidade Federal do Amapá - UNIFAP

Doutora em História da Ciência pela PUC-SP. Professora associada I da UNIFAP. Atualmente, integra o corpo docente permanente do Mestrado Profissional em Ensino de História e Graduação em Matemática.

Reullyanne Freitas de Aguiar, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM/REAMEC - polo UFPA). Mestra em Energias Renováveis. Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas e Licenciatura em Matemática. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Laboratório de Educação Matemática.

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Publicado

2022-12-28

Como Citar

Sales, F. A. de L. ., Feio, L. do S. R. ., Vasquez, E. L. ., & Aguiar, R. F. de . (2022). ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E VULNERABILIDADE SOCIAL: Estudo de projetos pedagógicos de sete cursos de graduação em matemática: . Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 10(1). https://doi.org/10.34024/olhares.2022.v10.14494

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: GEPPEDH 10 ANOS: Educação e pesquisa na perspectiva histórico-cultural