PERCEPÇÃO DOS GESTORES ESCOLARES AO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA

Autores

  • Edson Manoel dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP/Universidade Nove de Julho
  • Valéria Trigueiro Santos Adinolfi Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2022.v10.14295

Palavras-chave:

Serviço de Saúde Escolar, Modelo de Gestão Escolar, Educação em Parceria

Resumo

O Programa Saúde na Escola é uma política interministerial dos Ministério da Saúde e da Educação com o objetivo de levar prevenção e promoção à saúde aos estudantes das escolas públicas brasileiras. Neste sentido este artigo tem como objetivo analisar o Programa Saúde na Escola sob o olhar dos gestores educacionais quanto às parcerias estabelecidas entre as unidades escolares e unidades de saúde, buscando identificar o lugar (ou não) da educação no planejamento, execução e avaliação das ações desenvolvidas. Participaram desta pesquisa 58 gestores escolares de uma Diretoria Regional de Educação da cidade de São Paulo, que preencheram um questionário online sobre o seu envolvimento e percepção quanto ao Programa Saúde na Escola. O questionário foi avaliado com base no Discurso do Sujeito Coletivo. Observou-se nos resultados que a percepção dos gestores para as relações intersetoriais entre educação e saúde são muito frágeis, cabendo ao setor saúde o planejamento, execução e avaliação das atividades, aos gestores. Cabe, às vezes, elaborar os cronogramas em conjunto com os profissionais de saúde e colaborar no apoio operacional para a realização das ações, resultando em um “não lugar” da educação nas práticas desenvolvidas no âmbito do Programa Saúde na Escola.

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Biografia do Autor

Edson Manoel dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP/Universidade Nove de Julho

Licenciado em Ciências Biológicas e Pedagogia. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP. Doutorando em Educação pela Universidade Nove de Julho.

Valéria Trigueiro Santos Adinolfi, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP

Mestre e Doutora em Educação. Professora do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP.

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Publicado

2022-12-28

Como Citar

Santos, E. M. dos, & Adinolfi, V. T. S. . (2022). PERCEPÇÃO DOS GESTORES ESCOLARES AO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA . Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 10(1). https://doi.org/10.34024/olhares.2022.v10.14295