SER ESTUDANTE: UMA VISÃO CRÍTICA DAS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS

Autores

  • Ana Laura Brasil Peralta Universidade de Brasília - UnB
  • Soraya Vieira Santos Universidade Federal de Goiás – UFG https://orcid.org/0000-0002-1606-2543

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2022.v10.12726

Palavras-chave:

Educandos, Desenvolvimento de habilidades, Psicologia da Educação

Resumo

O presente trabalho foi realizado no contexto de reorganização das escolas no Ensino Remoto Emergencial, mediante a análise documental e bibliográfica, com estudo, fichamento e elaboração conceitual dos temas investigados de videoaulas do projeto Emocionário, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Goiás em parceria com o SEBRAE/GO para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais em alunos(as) do Ensino fundamental. Com objetivo de discutir o que se espera dos(as) estudantes no âmbito do Emocionário, a análise ocorreu a partir de uma ficha contendo itens de identificação e de conteúdo sobre dezessete vídeos produzidos para os alunos. A discussão no que se refere ao desenvolvimento afetivo das crianças e adolescentes foi pautada na psicogenética walloniana e em outros estudos fundamentados na psicologia histórico-cultural. Os resultados indicam que o programa parte de uma concepção mercadológica de indivíduo e de educação, visando docilização dos(as) alunos(as) de acordo com o modelo capitalista de produção. Além disso, é esperado que os(as) estudantes assumam o lugar de máquinas, ou seja, adaptados e passivos e rejeitem uma série de experiências que fazem parte do desenvolvimento e das vivências especialmente humanas. Assim, o projeto tende a obscurecer a possibilidade de transformação inerente à ação educativa, em virtude da ênfase em processos individualizantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Laura Brasil Peralta, Universidade de Brasília - UnB

Graduada em licenciatura e bacharelado em psicologia pela Universidade Federal de Goiás e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar da Universidade de Brasília. Bolsista de mestrado do CNPq.

Soraya Vieira Santos, Universidade Federal de Goiás – UFG

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFG. É professora associada da Faculdade de Educação da UFG na área de “Psicologia da Educação”. Atualmente coordena a pesquisa “A emoção na escola: um estudo sobre como a temática da afetividade tem comparecido nas escolas de Educação Básica”.

Referências

ALMEIDA, Laurinda Ramalho. Ser professor: um diálogo com Henri Wallon. In: A constituição da pessoa na proposta de Henri Wallon. São Paulo, Edições Loyola, pp. 119-140, 2004.

________, Laurinda R. de. Wallon e a Educação. In: MAHONEY, Abigail A.; ALMEIDA, Laurinda R. de. Henri Wallon: Psicologia e Educação. 11. ed. p. 71-87, 2012.

ALMEIDA, Ana Rita Silva. A Vida Afetiva Da Criança. Maceió: EDUFAL, 2008.

BRASIL. Base Comum Curricular. Brasília : MEC, 2007. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC/_20dez_site.pdf. Acesso em: 22 de dezembro de 2017.

________. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Portaria nº 188, de 3 de fevereiro de 2020. Diário oficial da união. 2020a.

________. Ministério da Educação. Gabinete do Ministro. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Diário oficial da união. 2020b.

CARVALHO, Rodrigo Saballa de; SILVA, Roberto Rafael Dias da. Currículos socioemocionais, habilidades do século XXI e o investimento econômico na educação: as novas políticas curriculares em exame. Educar em Revista, p. 173-190, 2017.

COSTA, Ausenda; BAEZA, Jorge. Conhecer o aluno: condição necessária para uma reforma educativa de qualidade. Revista Iberoamericana de Educación, v. 36, n. 7, p. 1-10, 2005.

DESSEN, M. A; BISINOTO, C. Avanços conceituais e teóricos em desenvolvimento humano: as bases para o diálogo multidisciplinar. In: A Ciência do Desenvolvimento Humano. Desafios para a psicologia e a educação. São Paulo: Juruá, pp. 27-69, 2014.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996/2018.

GALVÃO, Izabel. Henri Wallon : uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. Petrópolis, RJ ; Vozes, 1995.

GATTI, Bernadete A. O que é psicologia da educação? Ou, o que ela pode vir a ser como área de conhecimento?. Psicologia da Educação. Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação, n. 5, 1997.

MACHADO, Letícia Vier; FACCI, Marilda Gonçalves Dias; BARROCO, Sonia Mari Shima. Teoria das emoções em Vigotski. Psicologia em Estudo, v. 16, n. 4, p. 647-657, 2011.

MAHONEY, Abigail Alvarenga; ALMEIDA, Laurinda Ramalho. Afetividade e processo ensino-aprendizagem: contribuições de Henri Wallon. Psicologia da Educação. Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação, n. 20, 2005.

MAHONEY, Abigail Alvarenga et al. A constituição da pessoa: desenvolvimento e aprendizagem. In: A constituição da pessoa na proposta de Henri Wallon. São Paulo: Edições Loyola, p. 13-24, 2004.

_________, Abigail Alvarenga. Introdução. In: Henri Wallon: Psicologia e Educação. 11º ed. São Paulo: Edições Loyola, 2012.

MARTINS, Rita. Semana 01 - Curiosidade - Fundamental 2. YouTube, 16 set. 2020a. Disponível em : <https://www.youtube.com/watch?list=PLcb0v7LD4QVdH9a5LW-uqK9FrVxNuWh4J&v=xZxQRabsotA&feature=emb_title> Acesso em 28 jan. 2021.

_______, Rita. Competências Socioemocionais - Vontade de aprender - Fundamental I. YouTube, 11 de nov. 2020b. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=mYwkx0MlZVE&feature=emb_title> Acesso em 28 de jan. 2021.

________, Rita. Competências Socioemocionais - Imaginação criativa - Fundamental I. YouTube, 11 de nov. 2020c. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=u6z8hMj8Ong&feature=emb_title> Acesso em 28 de jan. 2021.

________, Rita. Competências Socioemocionais - Pensamento crítico - Fundamental I. YouTube, 16 de nov. 2020d. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=0zQ1-xvbBZg&feature=emb_title> Acesso em 28 de jan. 2021.

________, Rita. Competências Socioemocionais - Vídeo especial - Felicidade. YouTube, 16 de nov. 2020e. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=0gXTTv3XDoQ&feature=emb_title> Acesso em 28 de jan. 2021

________, Rita. Competências Socioemocionais - Esforço - Fundamental I. YouTube, 16 de nov. 2020f. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=dcwy-EsyHkA&feature=emb_title> Acesso em 28 de jan. 2021.

________, Rita. Competências Socioemocionais - Organização - Fundamental I. YouTube, 17 de nov. 2020g. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=0_HPk5QZBwo&feature=emb_title> Acesso em 28 de jan. 2021.

________, Rita. Competências Socioemocionais - Determinação - Fundamental I. YouTube, 20 de nov. 2020h. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=jrn91CXtCFI&feature=emb_title> Acesso em 28 de jan. 2021.

________, Rita. Competências Socioemocionais - Disciplina - Fundamental I. YouTube, 20 de nov. 2020i. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=dlfOi6wkt9o&feature=emb_title> Acesso em 28 de jan. 2021.

________, Rita. Competências Socioemocionais - Foco - Fundamental I. YouTube, 20 de nov. 2020j. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=DADQMWXYGaE&feature=emb_title> Acesso em 28 de jan. 2021.

_________, Rita. Competências Socioemocionais - Vídeo Extra - responsabilidade. YouTube, 20 de nov. 2020k. Disponível em :<https://www.youtube.com/watch?v=CEtYX03RkRE&feature=emb_title> Acesso em 28 de jan. 2021.

_________, Rita. Persistência aluno. YouTube, 19 out. 2020l. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=nbGdpRPISrk&feature=emb_title> Acesso em 28 de jan. 2021.

__________, Rita. Entusiasmo aluno. YouTube, 29 out. 2020m. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=DCGNMnf1XNI&feature=emb_title> Acesso em 28 de jan. 2021.

_________, Rita. Relaciona social. YouTube, 24 nov. 2020n. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=h5YfU0ynx_0&feature=emb_title> Acesso em 28 de jan. 2021.

__________, Rita. Motivação aluno. YouTube, 24 nov. 2020o. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=VTnFj63bcNE&feature=emb_title> Acesso em 28 de jan. 2021.

__________, Rita. Trabalho em equipe 1. YouTube, 24 nov. 2020p. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=vscdS82yBK4&feature=emb_title> Acesso em 28 de jan. 2021.

__________, Rita. Papo digital Assertividade. YouTube, 24 nov. 2020q. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=42FpOE8dwkk&feature=emb_title> Acesso em 28 de jan. 2021.

SANTOS, Soraya Vieira. Os domínios funcionais na teoria de Wallon: uma possibilidade de pensar a personalidade não fragmentada. In: Escritos de psicologia, educação e cultura. Volume II. Campinas, SP: Mercado das letras, p. 239-268, 2015.

SILVA, Luís Gustavo A. Educação e Participação. Goiânia: Editora da UFG, 2006.

SILVA, Márcio Magalhães da. A formação de competências socioemocionais como estratégia para captura da subjetividade da classe trabalhadora. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Araraquara, 2018.

TACCA, Maria Carmen Villela Rosa; GONZÁLEZ REY, Fernando Luis. Produção de sentido subjetivo: as singularidades dos alunos no processo de aprender. Psicologia: ciência e profissão, v. 28, p. 138-161, 2008.

WALLON, Henri. A evolução psicológica da criança. Lisboa: Edições 70, 1968.

________, Henri. Psicologia e educação da infância. Lisboa: Editorial Vega, 1979.

Downloads

Publicado

2022-07-20 — Atualizado em 2022-07-21

Versões

Como Citar

Peralta, A. L. B., & Santos, S. V. (2022). SER ESTUDANTE: UMA VISÃO CRÍTICA DAS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 10(1). https://doi.org/10.34024/olhares.2022.v10.12726 (Original work published 20º de julho de 2022)