PROFESSORES NÃO LICENCIADOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: seus saberes, suas práticas

Autores

  • Antonio Acioli Blanco Lins
  • Cinara Calvi Anic Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Amazonas. IFAM. https://orcid.org/0000-0002-1580-2271

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2022.v10.12166

Palavras-chave:

educação profisisonal, formação de profissionais da Educação, Docência

Resumo

A educação profissional (EP) no Brasil surgiu oficialmente no século XX e, desde seu surgimento, os professores dessa modalidade de ensino exibem um perfil bastante diverso, como consequência da ausência de políticas concretas que considerem as especificidades da EP. Este estudo é parte de uma pesquisa em desenvolvimento que objetiva analisar os saberes da docência que se manifestam com mais evidência na prática docente de professores não licenciados da EP. A pesquisa pautou-se nas bases teóricas da EP e na temática dos saberes da docência, referendados por Kuenzer (2006), Moura (2008), Machado (2011), Pena (2016), Tardif (2014), Pimenta (2012), dentre outros. O percurso metodológico norteou-se na abordagem qualitativa, sendo realizadas 7 entrevistas semiestruturadas com bacharéis e tecnólogos docentes da EP. A análise dos dados foi realizada seguindo os pressupostos de Creswell (2014) para a análise em espiral. Os resultados revelaram que os participantes da pesquisa mobilizam especialmente os saberes da experiência, por meio de memórias de antigos mestres e troca com os pares. Também valorizam os saberes da formação profissional, haja vista a necessidade de formar alguém que atenda as demandas do mercado de trabalho. Pouca referência foi conferida aos conhecimentos pedagógicos, tampouco aos saberes curriculares próprios da EP. Conclui-se que as considerações feitas pelos entrevistados reforçam a falta de políticas efetivas para a formação dos professores da EP o que, futuramente, pode ser reforçado pelas recentes legislações que permitem o notório saber e a comprovação de competências para atuar como docente, desconsiderando-se a formação integral do sujeito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Antonio Acioli Blanco Lins

Graduação em Administração. Pós graduado em Coordenação pedagógica e Mestrando em Ensino Tecnológico. PPGET. IFAM. Professor no Centro de Educação Tecnológica do Amazonas-CETAM..

Cinara Calvi Anic, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Amazonas. IFAM.

Licenciada em Ciências Biológicas (UNESP). Mestre em Ecologia (USP). Doutora em Ensino de Ciências e Matemática (UFMT).  Professora do ensino superior e pós graduação no IFAM (PPGET e PROFEPT). Atuando em:  ensino de ciências, formação de professores, ensino de Ciências e Biologia.

Referências

ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima. Formação de professores para a Educação Profissional e tecnológica e a necessária atitude docente integradora. In: DALBEN, Angela Imaculada Loureiro de Freitas. et al (Org.).Coleção Didática e Prática de Ensino: Convergências e Tensões no Campo da Formação e do Trabalho Docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

BARATO, Jarbas Novelino. Em busca de uma didática para o saber técnico. Boletim técnico do Senac, São Paulo, v. 30, n. 3, p. 47-55, 2017.

BOLZAN, Doris Pires Vargas; ISAIA, Maria Silvia de Aguiar. Aprendizagem docente na educação superior: construções e tessituras da professoralidade. Educação

Porto Alegre, ano XXIX, n. 3, v.60, p. 489 – 501, Set./Dez. 2006.

BORGES, Cecília. Saberes docentes: diferentes tipologias e classificações de um campo de pesquisa. Educação & Sociedade, Campinas, ano XXII, n.74, Abril, p. 59-76, 2001.

BRASIL, Ministério da Educação. Lei n. 9.394/1996, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF, 1996.

BRASIL, Ministério da Educação. Resolução nº 1, de 27 de outubro de 2020. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada).Brasília, DF, 2020.

BRASIL, Ministério da Educação. Resolução nº1, de 05 de janeiro de 2021. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica. Ministério da Educação. Brasília, DF, 2021.

CORDÃO, Francisco Aparecido; MORAES, Francisco. Educação profissional no Brasil: síntese histórica e perspectivas. Editora Senac: São Paulo. 2017

COSTA, Maria Adélia. A. O notório saber e a precarização da formação docente para a educação profissional. Revista Profissão Docente, Uberaba, v.18, n.39, p.239-254, jul./dez.,2018.

COSTA, Maria Adélia Costa; COUTINHO, Eduardo Henrique Lacerda. Educação Profissional e a Reforma do Ensino Médio: lei nº 13.415/2017. Educação & Realidade, Porto Alegre, v.43, n.4, p. 1633-1652. 2018.

DAMASCENA, Edilza Alves; NASCIMENTO, Ana Carolina Veras; MOURA, Dante Henrique. Formação de professores para a educação profissional: um debate sobre as ausências (de políticas públicas) e as exigências (do capital). In: COLÓQUIO NACIONAL–A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. (O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2014-2020) 2015 Natal. Anais. Natal: IFRN, 2015. P. 1-10

CRESWELL, John. W. Investigação Qualitativa e Projeto de Pesquisa: Escolhendo entre Cinco Abordagens. Porto Alegre: Penso Editora, 2014.

FAVRETTO, Juliana; MORETTO, Cleide Fatima. Os cursos superiores de tecnologia no contexto de expansão da educação superior no Brasil: a retomada da ênfase na educação profissional. Educação & Sociedade, Campinas, v.34, n. 123, p. 407-424., 2013.

FILIPAKI, Alceu Antonio, COSTA, César Renato Ferreira. A transição entre o modelo tecnicista e o modelo humanista, consideradas práticas educativas em escola profissionalizante. O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense, 2010. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência da Educação. Programa de Desenvolvimento Educacional, Curitiba : SEED – Pr., 2014. Disponível em: < http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1336>. Acesso em: 10 fev. 2021.

FLICK, Uwe. Introdução à metodologia de pesquisa: um guia para iniciantes. Porto Alegre: Penso Editora, 2012.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e trabalho: bases para debater a educação profissional emancipadora. Perspectiva, Florianópolis, v. 19, n. 1, p. 71-87, 2001.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Concepções e mudanças no mundo do trabalho e o ensino médio. Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, p. 57-82, 2005.

GARCIA, Carlos Marcelo. A formação de professores: novas perspectivas baseadas na investigação sobre o pensamento do professor In: Nóvoa, Antonio. (Org.) Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995.

GARIGLIO, José Ângelo; BURNIER, Suzana. L. Os professores da educação profissional: saberes e práticas. Cadernos de pesquisa, São Paulo, v. 44, n. 154, p. 934-959, 2014.

GAUTHIER, Clement. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. 3ª ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2013.

JUNGES, Kelen dos Santos; BEHRENS, Marilda Aparecida. Prática docente no Ensino Superior: a formação pedagógica como mobilizadora de mudança. Perspectiva, Florianópolis, v. 33, n. 1, 285-317, jan./abr. 2015.

KUENZER, Acácia Zeneida. As mudanças no mundo do trabalho e a educação: novos desafios para a gestão. In: FERREIRA, Naura Syria Carapeto (org.). Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

LIMA, Fernand Bartoly Gonçalves; SILVA, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro. A concepção de formação de professores nos institutos federais: um estudo dos documentos oficiais. Revista Faculdade de Educação, Cuiabá, v. 20, ano 11, n.2, p.15-33. Jul, dez. 2013.

LIMA, Marcelo; MERCÊS, Tatiana. Formação docente na educação profissional no

contexto da pedagogia das competências. Formação Docente, Belo Horizonte, v. 09, n. 17, p. 85-106, ago./dez. 2017

MACHADO, Lucília Regina de Souza. O desafio da formação dos professores para a EPT e PROEJA. Educação e Sociedade, Campinas, v. 32, n.116, p. 689- 704, jul.-set. 2011.

MARIN, Andrea Cristina, et al. Cursos superiors tecnológicos no Brasil: o crescimento da modalidade de ensino superior nos últimos anos. Humanidades & Inovação, São Paulo, v.6, n.2, p. 120-135, 2019.

MOURA, Dante Henrique. A formação de docentes para a educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Natal, v.1, n.1, p.23-38. 2008.

OLIVEIRA, Vivianne Souza de; SILVA, Eliane Ferreira. Ser bacharel e professor: dilemas na formação de docentes para a educação profissional e ensino superior. Holos, Natal, v. 2, p. 193-205, 2012.

OLIVEIRA, Maria Rita Neto Sales. Formação de professores para a educação profissional: concepções, contexto e categorias. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 26, n. 2, p. 47-64, 2017.

PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2012.

SANTOS, Junges dos, K.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Prática docente no Ensino Superior: a formação pedagógica como mobilizadora de mudança. Perspectiva, Florianópolis, v.33, n.1, p. 285-317, 2015.

SAVIANI, Demerval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 12 n. 34 jan./abr. P. 152-180, 2007.

SOUZA, Francisco das Chagas Silva; RODRIGUES, Iaponira da Silva. Formação de professores para educação profissional no Brasil: percurso histórico e desafios contemporâneos. Rev. HISTEDBR On-line, Campinas, v.17, n.2 , p.621-638, abr./jun. 2017.

STRYHALSKI, Patricia Murara; GESSER, Verônica. Formação de professores da educação profissional e tecnológica: caracterização e dilemas. Boletim Técnico do Senac, Rio de Janeiro, v. 43, n. 2, 2017.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2014.

VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski;SOUZA JUNIOR, Antonio. A educação profissional no Brasil. Interacções, Santarem, Portugal, n.40, pp. 152-169, 2016.

Downloads

Publicado

2022-03-17

Como Citar

Lins , A. A. B., & Anic, C. C. (2022). PROFESSORES NÃO LICENCIADOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: seus saberes, suas práticas . Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 10(1). https://doi.org/10.34024/olhares.2022.v10.12166