Significações de jovens gays ricos e pobres sobre a masculinidade na escola

Autores

  • Marcos Martins Amaral Pontifícia Universidade Católica de São Paulo https://orcid.org/0000-0001-5621-2991
  • Ana Mercês Bahia Bock Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2021.v9.11103

Palavras-chave:

Jovens gays, Masculinidade Gay, Dimensão Subjetiva

Resumo

Este artigo apresenta pesquisa realizada sobre o papel da escola na constituição da masculinidade gay. Para isto estudamos as significações constituídas por estudantes autodeclarados gays, suas experiências e vivências na escola, enfocando a constituição de sua orientação sexual. O estudo considerou também o fato de vivermos em uma sociedade marcada pela desigualdade social, acreditando que este aspecto poderia ser determinante nas experiências e significações. Foram realizadas conversações com dois grupos de adolescentes homens autodeclarados gays, pobres e ricos, do Ensino Médio da cidade de São Paulo. As conversações foram analisadas a partir da perspectiva da Psicologia Sócio-Histórica e do procedimento de constituição de Núcleos de Significação. O movimento dialético de análise nos permitiu afirmar que a escola é uma instituição social importante na constituição da masculinidade dos adolescentes gays e precisa superar, institucionalmente, o seu estranhamento às funções sociais que lhe cabe.

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Biografia do Autor

Marcos Martins Amaral, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Programa de Estudos de Pós Graduados em Psicologia da Educação (Doutorando). Psicólogo e mestre em Educação: Psicologia da Educação (PUCSP). Atua nas áreas de políticas públicas, com ênfase em saúde e educação, gênero e sexualidades. Pertence ao grupo de pesquisa "A Dimensão Subjetiva da Desigualdade Social: suas diversas expressões", coordenado pela professora Dra. Ana Mercês Bahia Bock (PUCSP) e ao Grupo de Pesquisa “Atividade Docente e Subjetividade” coordenado pela professora Dra. Wanda Maria Juqueira de Aguiar (PUCPS). Integrante do Instituto AMMA Psique e Negritude.

Ana Mercês Bahia Bock, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Professora titular na PUCSP ministrando aulas na graduação do curso de psicologia e no programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação. Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Educação: Psicologia da Educação na PUCSP gestão 2021-2023. Autora e co-autora em vários livros sobre Psicologia e Psicologia Sócio-histórica. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Dimensão Subjetiva da Desigualdade Social e suas diversas expressões. Pesquisa Desigualdade Social e  suas expressões na escola. 

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Publicado

2021-07-25

Como Citar

Amaral, M. M., & Bock, A. M. B. (2021). Significações de jovens gays ricos e pobres sobre a masculinidade na escola. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 9(2), 176–196. https://doi.org/10.34024/olhares.2021.v9.11103