O PROJETO DE VIDA É SOBREVIVER: tecnologia, corrupção e fome

Autores

  • Lilian Raquel Soares da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) https://orcid.org/0000-0002-7979-3183
  • Andrea da Silva Marques Ribeiro Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2022.v10.14407

Palavras-chave:

Tecnologia educacional, Carência alimentar, Pedagogia conscientizadora

Resumo

O objetivo deste texto é refletir e discutir criticamente as relações entre a demanda tecnológica frente ao cenário educacional “pós-pandemia” com o ensino remoto diante das gritantes necessidades básicas enfrentadas por crianças e jovens em fase escolar da educação básica e como correntes sombrias no cenário contemporâneo político do Brasil têm despendido grande energia em aumentar os vários fossos existentes entre a realidade e uma oferta de projeto de vida que se aproxime da dignidade e esperança que estes precisam e merecem. Tal discussão é pautada por uma metodologia de base qualitativa e de perspectiva interpretativista (GIL, 2010, LAKATOS e MARCONI, 2003). Apresenta também características da pesquisa documental, pois baseia-se na análise de documentos públicos, tais como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Mapa da Nova Pobreza elaborado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV),dentre outros. Para consubstanciar o estudo, também lançamos mão de dados oriundos de reportagens de veículos de grande circulação como a Revista Veja. Aponta alguns problemas e desafios nessa jornada entre o que se tem e o que se espera dessa relação entre estudante, currículo e futuro, relata como a política tem colaborado pouco para qualquer melhoria e, nesse sentido conclui que, na balança de responsabilidades, o lado do professor pesa bastante no que tange ser protagonista de uma necessária revolução em prol da autonomia e ruptura, dele e dos futuros cabeças ou caudas da sociedade.

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Biografia do Autor

Lilian Raquel Soares da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Mestranda em Educação Básica (PPGEB), especialista em Adm. Escolar e Orientação Educacional (UCAM) e Licenciatura em Pedagogia (UERJ), atua na área de gestão educacional, desenvolvimento de projetos pedagógicos, design instrucional, aprendizagem baseada em projetos e e-learning, na Edu. Básica e Superior.

Andrea da Silva Marques Ribeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Mestra em Educação pela UERJ e doutora em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP. Professora Associada da UERJ, onde atua como professora de Língua Inglesa no EF e EM e  na Licenciatura em Letras. Também é docente permanente do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica (PPGEB).

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Publicado

2022-12-28

Como Citar

Silva, L. R. S. da ., & Ribeiro, A. da S. M. . (2022). O PROJETO DE VIDA É SOBREVIVER: tecnologia, corrupção e fome. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 10(1). https://doi.org/10.34024/olhares.2022.v10.14407

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: GEPPEDH 10 ANOS: Educação e pesquisa na perspectiva histórico-cultural