INVENÇÕES COTIDIANAS, FORMAÇÃO DE PROFESSORAS E AS AUDIOVISUALIDADES: uma turma de pedagogia na pandemia

Autores

  • Bruno Costa Lima Rossato Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ
  • Nilcelio Sacramento de Sousa Universidade Federal Fluminense - UFF
  • Rafael Chaves Vasconcelos Barreto Secretaria de Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2022.v10.14119

Palavras-chave:

Audiovisualidades, Currículos, Formação de professoras, Inventividades, Pandemia

Resumo

Este ensaio tem como proposta pensar o percurso de uma disciplina curricular do curso de Pedagogia - de uma universidade pública do Rio de Janeiro - e, oferecida no período pandêmico. Tal reflexão surge pelo fato de as aulas terem acontecido - exclusivamente - no contexto on-line, com o uso das audiovisualidades (KILPP, 2018) para produzir aulas com conexões de afeto, mesmo em tempos que resvalam o capitalismo e as noções opressoras no campo da governabilidade. O propósito é problematizar a produção performativa na formação de professoras, considerando que as prescrições têm que ser praticadas pelas discentes, em suas articulações com os processos curriculares, e, que as aprendizagens se forjam num cotidiano que é vivido e experimentado. Tais processos, que se realizam principalmente na relação docentediscente (ALVES; FERRAÇO, SOARES, 2019), criam relações com o mundo que se modificam permanentemente, produzindo diferença, sendo, o audiovisual, um disparador das convivências estabelecidas. Conforme a tendência conhecida como “pesquisas nos/dos/com os cotidianos”, na qual o ensaio se insere, assumimos que as inventividades das discentes, com os usos das audiovisualidades, impulsionaram a autoria na/com a formação. Assim, os vínculos construídos, mesmo que num percurso on-line, alavancaram a desconstrução nas relações docentediscente, produzindo subjetividades que extrapolam as expectativas sociais sobre a atuação na sala de aula. Como pressuposto, esse ensaio pensa a formação entendendo-a como a experiência dos vaga-lumes (DIDI-HURBEMAN, 2011), que, embora sejam tecidas na contingência das normas estabelecidas, transbordam as fronteiras do instituído como uma sobrevivência num momento tão duro da vida.

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Biografia do Autor

Bruno Costa Lima Rossato, Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ

Doutorando e Mestre em Educação pelo ProPEd/UERJ. Professor na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Tutor no curso de Pedagogia na Fundação Cecierj. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, interessando-se pelos temas: Cotidianos e Currículos; Docência; Narrativas Audiovisuais; Gênero e Sexualidade.

Nilcelio Sacramento de Sousa, Universidade Federal Fluminense - UFF

Doutor em Educação pela UFF; Mestre em Educação e Diversidade pela UNEB. Pesquisador vinculada ao Grupo de Pesquisa Políticas do Corpo e Diferenças (POC’s/UFPel). Tem experiência na área de Educação, atuando nos seguintes temas: formação docente, diferença, gênero, sexualidade em uma perspectiva interseccional, narrativas e currículo.

Rafael Chaves Vasconcelos Barreto, Secretaria de Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Memória Social pela UNIRIO; Mestre em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas - ENCE/IBGE. Atua como bolsista pela Fundação CECIERJ na Diretoria de Extensão nas áreas de Ciências Humanas/Geografia e Gestão Ambiental. Especialista nas áreas ligadas à Geografia da População; Gênero e Sexualidade; Identidade e Território; Currículo e Formação Docente.

 

Referências

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Publicado

2022-12-28

Como Citar

Rossato, B. C. L. ., Sousa, N. S. de, & Barreto, R. C. V. . (2022). INVENÇÕES COTIDIANAS, FORMAÇÃO DE PROFESSORAS E AS AUDIOVISUALIDADES: uma turma de pedagogia na pandemia. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 10(1). https://doi.org/10.34024/olhares.2022.v10.14119