EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: uma reflexão acerca da pobreza, opressão e humanização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2022.v10.12621

Palavras-chave:

Situação social. Desenvolvimento infantil. Humanização.

Resumo

Este trabalho discute como as condições sociais, culturais e econômicas interferem na perpetuação do lugar de opressão das famílias e, consequentemente, das suas crianças, tendo por objetivo discutir a educação em tempos de pandemia, considerando o contexto de pobreza, os mecanismos de opressão e seus efeitos no processo de humanização à luz dos pressupostos freireanos e vigotskianos. Trata-se do recorte de uma pesquisa que aborda, originalmente, dificuldades de aprendizagem. Posteriormente, este mesmo estudo permitiu também analisar os aspectos sociais observados, que estão na origem das questões de humanização/desumanização das crianças. Tal pesquisa é um estudo de caso realizado durante a pandemia de Covid-19, no segundo semestre do ano de 2020. Analisou-se o caso de um menino que apresentava, segundo indicação da professora, dificuldade de alfabetização. Os dados de pesquisa foram construídos por meio de entrevistas e atendimentos individualizados a ele, sua mãe e professora. Apoiou-se a análise nas contribuições de Freire e Vigotski. A análise dos dados destacou o impacto da privação de bens materiais e culturais na escolarização do estudante e, assim, a cristalização da condição de oprimido e seu impacto no processo de humanização dele.

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Biografia do Autor

Fábia Daniela Schneider Lumertz, Universidade Feevale

Doutoranda e mestra em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade Feevale. Psicopedagoga. Professora de Atendimento Educacional Especializado. Bolsista CAPES.

Adriana Paz Nunes, Universidade Federal do Pampa

Mestra em Educação pela UFRGS. Administradora. Professora na Faculdade e Escola Técnica Alcides Maya. Tutora na Universidade Federal do Pampa.

Lisiane Machado de Oliveira Menegotto, Universidade Feevale

Doutora e mestra em Psicologia pela UFRGS. Psicóloga. Professora do Programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale.

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Publicado

2022-03-17

Como Citar

Lumertz, F. D. S. ., Nunes, A. P., & Menegotto, L. M. de O. . (2022). EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: uma reflexão acerca da pobreza, opressão e humanização . Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 10(1). https://doi.org/10.34024/olhares.2022.v10.12621