EXPERIÊNCIA E PROFISSIONALIDADE: MEMÓRIA E SABERES DE PROFESSORAS APOSENTADAS

Autores

  • Ariadne Cristiane Fantoni Silva Prefeitura de Belo Horizonte
  • Carmem Lucia Eiterer Universidade Federal de Minas Gerais
  • Maria Cristina da Silva Universidade do Estado de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0003-4314-4488

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2022.v10.12349

Palavras-chave:

Profissionalidade docente, Saberes docentes, Professoras aposentadas, Pesquisa narrativa

Resumo

O presente trabalho é o recorte de uma pesquisa de mestrado que buscou compreender como cinco professoras aposentadas, que ingressaram na década de 80 na Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte, interpretam episódios de suas trajetórias profissionais. Discute-se aqui as muitas faces assumidas pela construção dos saberes docentes. Para tal, recorre-se à entrevista narrativa de Schütze (2014) e à análise compreensivo-interpretativa (SOUZA, 2014) como uma alternativa para interpretar e produzir conhecimentos acerca da profissionalidade docente. Nas narrativas, as professoras elucidaram elementos que compõem a docência (TARDIF; LESSARD, 2007), como: práticas pedagógicas e da cultura escolar vigente na época, momentos significativos e formativos que possibilitaram a construção de saberes docentes (TARDIF, 2002) em diferentes contextos e experiências profissionais. As narrativas revelaram que a profissão docente envolve estar em constante aprendizado, e a profissionalidade docente em permanente transformação. A partir das contribuições de autores como Roldão (2005, 2007), Gauthier (2013), Shulman (2014) Nóvoa (2017), conclui-se que a profissionalidade se fortalece à medida que as professoras se relacionam, trocam experiências com seus pares na escola e/ou fora dela bem como com os alunos e a comunidade e frequentam as formações continuadas.

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Biografia do Autor

Ariadne Cristiane Fantoni Silva, Prefeitura de Belo Horizonte

Professora da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte (RME-BH). Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da UFMG, Mestra em Educação pelo Programa de Mestrado Profissional Educação e Docência (Promestre/FaE/UFMG). Integrante dos grupos de Pesquisa Didaktikè (FaE/UFMG) e LapenSI (EBA/UFMG).

Carmem Lucia Eiterer, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Titular de Didática do DMTE da Faculdade de Educação da UFMG. Graduada em Filosofia pela FFLCH da USP. Mestre (1996) e Doutora (2001) em Educação pela FE/USP. Professora integrante da Linha de Pesquisa Didática e Docência do Programa de Pós-Graduação Profissional (Promestre) em Educação e Docência da FaE/UFMG.

Maria Cristina da Silva , Universidade do Estado de Minas Gerais

Professora de História da Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. Graduada em Pedagogia pela FaE- UFMG. Mestrado e Doutorado em educação pelo PPGE Conhecimento e Inclusão Social da FaE da UFMG. Membro do Grupo de Extensão e Pesquisa NEPEJA e do NEPEL ambos da Universidade do Estado de Minas Gerais.

 

Referências

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Publicado

2022-07-20 — Atualizado em 2022-07-21

Versões

Como Citar

Silva, A. C. F. . ., Eiterer, C. L., & Silva , M. C. da. (2022). EXPERIÊNCIA E PROFISSIONALIDADE: MEMÓRIA E SABERES DE PROFESSORAS APOSENTADAS. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 10(1). https://doi.org/10.34024/olhares.2022.v10.12349 (Original work published 20º de julho de 2022)