Educação em direitos humanos na educação básica
Reflexões sobre sua prática pedagógica em escolas pública
DOI:
https://doi.org/10.34024/olhares.2020.v8.10710Palavras-chave:
Educação em direitos humanos, Educação básica, Prática pedagógicaResumo
A educação em direitos humanos (EDH), área de conhecimento recente no Brasil, implica um processo de formação do sujeito de direitos. Nos anos 2000 esse campo avançou com instrumentos normativos e ações nas esferas governamental e não governamental. A sua inserção na educação básica tem ocorrido com atividades mais pontuais e raramente como uma política envolvendo toda a rede de ensino. Nesse processo, o olhar para a prática pedagógica, junto com as estratégias metodológicas e opções curriculares, é fundamental porque esta deve ser efetivada em consonância com os princípios dos direitos humanos. Assim, este trabalho objetiva discutir as perspectivas da prática pedagógica em direitos humanos baseado em estudos desenvolvidos no período 2012-2017 em escolas públicas em Pernambuco. A opção metodológica foi pela abordagem qualitativa, incluindo a pesquisa-ação, com análise de conteúdo para o exame do material coletado, e utilizando-se como referencial teórico os principais autores e autoras latino-americanos e brasileiros da área. De forma geral, os dados apontaram modelos de disciplinaridade e de transversalidade e que estes têm influenciado as práticas pedagógicas em direitos humanos. Neste sentido, os resultados assinalam a importância de seguir investindo no processo formativo e de produção do conhecimento para que a EDH contribua para a democratização dos espaços educativos e de toda a sociedade.
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