ARTE E EMANCIPAÇÃO: a experiência educativa da Fundação Cultural do Pará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2022.v10.14419

Palavras-chave:

Fundação Cultural Pará, Reconhecimento Moral, Teoria da Identidade Social

Resumo

Este artigo discute educação, o acesso à cultura e vulnerabilidade social no contexto da Amazônia Paraense, com base na experiência da Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP), à luz da psicologia da libertação, teoria da identidade social, e teoria do reconhecimento moral. Contextualiza tanto a Amazônia num sentido mais amplo, como a Amazônia paraense, de modo a apresentar parte da realidade do norte do Brasil, algumas das possibilidades e desafios enfrentados devido às idiossincrasias geográficas, culturais e sociais da região. Após uma breve apresentação da história e estrutura da FCP, partilha algumas experiências educacionais em artes em contextos não formais. Finalmente, dialoga com as teorias supramencionadas para contribuir na discussão sobre educação e acesso à cultura, especialmente num contexto de vulnerabilidade social, bem como para explorar diferentes possibilidades de intervenção nesta realidade. Em suma, traz conceitos dos campos da educação, arte, psicologia, direito e outros para contemplar uma parte da educação e da cultura na Amazônia paraense.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marta Pederiva, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutoranda em Educação na Amazônia (PGEDA/EDUCANORTE), na Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Artes da Cena. Licenciada em Educação Artística (Música). Pesquisadora do ANARKHOS – Micropolíticas, Performances e Experimentações Literárias (CNPq).

Amanda Aliende da Matta, Universitat de Barcelona

Doutoranda do programa Educação e Sociedade da Universidade de Barcelona, docente no departamento de Métodos de Pesquisa e Diagnóstico em Educação da Universidade de Barcelona e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educativas (GEPPE).

Alice Martins Pederiva, Universidade de Brasília - UNB

Mestre em Psicologia das Relações Interculturais pelo ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, especialista em Gestalt-terapia pela UnyLeya, psicóloga pela Universidade de Brasília e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educativas (GEPPE).

Patrícia Lima Martins Pederiva, Universidade de Brasília - UNB

Professora Doutora da Pós-Graduação em Educação - Faculdade de Educação da UnB. Coordenadora da área de Artes do Departamento de Métodos e Técnica da Faculdade de Educação. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educativas (PPGE/CNPq).

Referências

ARAGÓN, Luis Eduardo. A dimensão internacional da Amazônia: um aporte para sua interpretação. Revista NERA. Presidente Prudente, v.21, n.42. 2018.

BENCHIMOL, Samuel. Amazônia: formação social e cultural. 3. ed. Manaus: Valer, 2009.

BRASILEIRO, Tania Suely Azevedo; PEREIRA, Terezinha do Socorro Lira. Políticas públicas educacionais e escolarização indígena. Revista Educação e Emancipação, São Luís, v. 9, n. 3, jul./dez. 2016. Edição Especial.

BRAZ, Elza Evangelista; COSTA, Maria de Nazaré Braga da. A educação de jovens e adultos:o desafio da permanência do educando em sala de aula, a evasão escolar na escola Gedeão Chaves. 59 pp. Trabalho de Conclusão de Curso. Licenciatura em Pedagogia. Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Campus Tomé-Açu/PA. 2015.

CASTRO, Edna R. de; CAMPOS, Índio. Formação socioeconômica da Amazônia (orgs.). Belém: NAEA/UFPA, 2015.

CORTINA, Adela. Ética de la razón cordial. Educar en la ciudadanía en el siglo XXI. Oviedo: Ediciones Nobel, 2007.

DIRETORIA de Oficinas Culturais e Iniciação Artística/DOCIA. Diálogos sobre Oficinas de Arte: Propostas e Desdobramentos. Belém, 2022.

FARIAS, Marcos Alan Costa. Grupo Cultural Encanto do Quilombo: uma etnografia da prática musical. 152 pp. Master's thesis. Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas. Universidade do Estado do Amazonas, Manaus: UEA, 2018.

FASCIOLI Álvarez, Ana. Una educación ciudadana más allá de los derechos. Andamios, 2012, vol.9, n.18, pp.11-34.

FRAXE, Therezinha de Jesus Pinto; WITKOSKI, Antônio Carlos; MIGUEZ, Samia Feitosa. O ser da Amazônia: identidade e invisibilidade. Cienc. Cult., São Paulo, v. 61, n. 3, p. 30-32, 2009.

FUNDAÇÃO Cultural do Estado do Pará/FCP. FCP. 2022. Available from: <http://www.fcp.pa.gov.br/>. Access in: 23 set. 2022.

GROSFOGUEL, Ramón. Descolonizando los universalismos occidentales: el pluri-versalismo transmoderno decolonial desde Aimé Césaire hasta los zapatistas. In: Castro-Gómez, S. y Grosfoguel, R. (orgs). El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores, 2007.

HAGE, Salomão Antônio Mufarrej. Multissérie: Histórias do Grupo GEPERUAZ. Comunica GEPERUAZ, Belém, ano 1, 2005.

HONNETH, Axel. Disrespect: the normative foundations of Critical Theory. Cambridge: Polity Press, 2007.

HOUSTON, Stan; DOLAN, Pat. Conceptualising Child and Family Support: The Contribution of Honneth’s Critical Theory of Recognition. In: Children & Society, volume 22, pp. 458-469, 2008.

INSTITUTO Brasileiro de Geografia e Estatística/IBGE. Amazônia Legal. 2021a. Available from: <https://www.ibge.gov.br/geociencias/organizacao-do-territorio/estrutura-territorial/15819-amazonialegal.html?=&t=o-que-e>. Access in: 26 set. 2022.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pará. 2021b. Available from: <https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/pa.html>. Access in: 26 set. 2022.

IRAHETA, Vilma; VIDES, Atzimba Lemus de; MARTÍN-Baró, Ignacio. ¿Escuela o prisión? La organización social de un centro de orientación en El Salvador. Estudios Centroamericanos/ECA, v. 37, n. 401, pp. 179-192, 1982. Available from: <https://www.uca.edu.sv/coleccion-digital-IMB/articulo/escuela-o-prision-la-organizacion-social-de-un-centro-de-orientacion-en-el-salvador/>. Access in 26 set. 2022.

MARTÍN-BARÓ, Ignácio. O papel do Psicólogo. In: Estudos de Psicologia, volume 22(1), pp. 7-27, 1996. Available from: <https://www.scielo.br/j/epsic/a/T997nnKHfd3FwVQnWYYGdqj/?format=pdf>. Access in: 13 jan 2023.

MCLAREN, Peter. Multiculturalismo crítico. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2000a (Coleção Prospectiva, vol. 3).

MCLAREN, Peter. Multiculturalismo revolucionário: pedagogia do dissenso para o novo milênio. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000b.

NETO, Aires Francisco. Carnaval das crias do curro velho: espaço educativo de produção de saberes. 148pp. Master's thesis. Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade do Estado do Pará. 2016.

O QUE É a Amazônia Legal. Dicionário Ambiental. ((o))eco. Rio de Janeiro, nov. 2014. Available from: <http://www.oeco.org.br/dicionario-ambiental/28783-o-que-e-a-amazonia-legal/>. Access in: 15 set. 2022.

OLIVEIRA, Raimundo Nonato Aguiar. A música no universo infantil: práticas pedagógicomusicais de professores(as) das unidades e escolas municipais de educação infantil de Santarém. Santarém: UFOPA, 2019.

PEDERIVA, Marta Martins. Oficina de Iniciação Teatral. Held in Casa da Linguagem, promoted by Fundação do Estado do Pará. Belém, 2022.

PEDERIVA, Marta Martins. Workshop Musicatuante. Held in Casa das Artes, promoted by Fundação do Estado do Pará. Belém, 2022a.

PEDERIVA, Marta Martins. Oficina de Iniciação Teatral. Held in Usina da Paz Icuí-Guajará, promoted by Fundação do Estado do Pará. Belém, 2022b.

PEDERIVA, Alice Martins; MATTA, Amanda Aliende da; LOVATO, Antonio Sagrado. Contributions of Vigotski to Thinking about Intercultural Education. Educação & Realidade, v.47, 2022.

REIS, Ricardo Gomes. Gestão da inclusão pela arte no Curro Velho – Belém/Pará/Brasil: O caso das oficinas cênicas. 136 pp. Master's thesis. Escola de Ciências Económicas e das Organizações. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia. 2017.

SILVA, Tomaz Tadeu. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu (org. e trad.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 73-102.

SILVA, Fábio Carlos da; RAVENA, Nirvia. Formação Institucional da Amazônia (Orgs). Belém: NAEA/UFPA, 2015.

SOBRAL, Armando Sampaio. Escritos sobre a gravura contemporânea em Belém. 215 pp. Master's thesis. Programa de Pós-graduação em artes (PPGARTES). Universidade Federal do Pará. 2017.

TAJFEL, Henry; TURNER, John. An integrative theory of intergroup conflict. In: M. J. Hatch e M. Schultz (Eds.). Organizational identity: A reader. New York: Oxford University Press Inc, 2004. pp. 56-65.

TREPTE, Sabine; LOY, Laura S. Social identity theory and self-categorization theory. In: ROSSLER, Patrick. The International Encyclopedia of Media Effects. London: John Wiley & Sons Inc, 2017. pp. 1-13.

TURNER, John; BROWN, Rupert; TAJFEL, Henry. Social comparison and group interest in ingroup favoritism. European journal of social psychology, v. 9, n. 2, pp. 187-204, 1979.

URBIOLA, Ana Vega. (2016). El valor de la diversidad: Ideología multicultural y reducción del prejuicio hacia las personas gitanas. 265p. Doctorate's dissertation. Social Psychology. Universidad de Granada, Spain, 2016.

Downloads

Publicado

2022-12-28

Como Citar

Pederiva, M. M., Matta, A. A. da, Pederiva, A. M., & Pederiva, P. L. M. . (2022). ARTE E EMANCIPAÇÃO: a experiência educativa da Fundação Cultural do Pará. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 10(1). https://doi.org/10.34024/olhares.2022.v10.14419

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: GEPPEDH 10 ANOS: Educação e pesquisa na perspectiva histórico-cultural