UM OLHAR PARA A GESTÃO DA INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO

Autores

  • Artur Eugênio Jacobus Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos
  • Cleonice Silveira da Rocha Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos
  • Janaina Kunzler Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos
  • Juliana Dutra de Déos Machado Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2022.v10.14096

Palavras-chave:

Estudantes com deficiência, Inclusão, Gestão educacional

Resumo

Este estudo objetiva conhecer e analisar a produção acadêmica sobre a gestão da inclusão no Ensino Superior brasileiro, identificando as ações realizadas nas instituições a fim de proporcionar a inclusão de estudantes com deficiência. A pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório-descritivo, foi realizada no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) entre maio e junho de 2020, contemplando artigos publicados entre 2011 e 2020. As análises foram desdobradas em duas etapas: análise bibliométrica e análise qualitativa. Identificou-se que, embora o ingresso de estudantes com deficiência no Ensino Superior venha crescendo anualmente, ainda há um longo percurso a ser trilhado para a construção de Instituições de Ensino Superior (IES) inclusivas. Constatou-se, igualmente, a presença não só de barreiras físicas, mas também de barreiras relacionadas à formação de professores para o trabalho com os estudantes com deficiências, à elaboração de materiais didáticos, à oferta de tecnologias assistivas, à criação de núcleos de atendimento especializado e ao desenvolvimento de políticas de inclusão educacional específicas para cada IES. Conclui-se, a partir dos artigos analisados, que o acesso, a permanência e a conclusão do curso por estudantes com deficiência no Ensino Superior brasileiro ainda configuram um campo que necessita receber mais atenção dos pesquisadores e que o aspecto mais urgente a ser transformado não é a arquitetura das instituições, mas a mentalidade dos profissionais que atuam na Educação Superior, em especial de seus gestores.

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Biografia do Autor

Artur Eugênio Jacobus, Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos

Doutor em Administração pela Unisinos, com período de pesquisa na Erasmus University, em Rotterdam (Holanda). Suas pesquisas são na área da gestão educacional, políticas de regulação do ensino superior na América do Sul e a evasão/permanência no ensino superior. É líder do grupo de pesquisa GPDIGES.

Cleonice Silveira da Rocha, Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos

Doutora em Educação pela Unisinos (2015). Atualmente é professora na Graduação e Latto Senso da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Tem experiência acadêmica nas áreas de Serviço Social e Administração. É integrante do grupo de pesquisa Democratização, Inclusão e Gestão na Educação Superior - GPDIGES.

Janaina Kunzler, Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos

Mestra em Gestão Educacional pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2019). Tem experiência na área de Educação Básica, com ênfase em Gestão Educacional - área administrativa e financeira. Integrante do Grupo de Pesquisa Democratização, Inclusão e Gestão na educação Superior - GPDIGES

Juliana Dutra de Déos Machado, Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos

Especialista em Serviço Social (2019) com ênfase em Projetos Sociais e Políticas Públicas. Atua no Centro Ocupacional dos Familiares, Amigos e Deficientes Mentais e na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Gravataí. Integrante do Grupo de Pesquisa Democratização, Inclusão e Gestão na educação Superior - GPDIGES.

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Publicado

2022-12-28

Como Citar

Jacobus, A. E. ., Rocha, C. S. da, Kunzler, J., & Machado, J. D. de D. . (2022). UM OLHAR PARA A GESTÃO DA INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 10(1). https://doi.org/10.34024/olhares.2022.v10.14096