EXPANSÃO E INTERIORIZAÇÃO DAS LICENCIATURAS EM GEOGRAFIA NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA (IFS)

Autores

  • João Vitor Gobis Verges IFRS/Caxias do Sul
  • Fábio Mariani Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
  • Nivea Massaretto Verges UNESP - Campus Rio Claro
  • Carlos Manoel Pimenta Pires Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2022.v10.13495

Palavras-chave:

Formação de professores, Educação Profissional e Tecnológica, Dinâmica Geográfica da Educação

Resumo

Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) surgiram com a reorganização da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica no Brasil em 2008. Possuem a obrigação em dispor de 20% de suas vagas para a formação de professores. Um dos aspectos intencionados é a interiorização de cursos de licenciaturas, auxiliando a supressão da carência nacional neste âmbito. Assim sendo, este trabalho levantou o cenário das licenciaturas em Geografia nos IFs brasileiros, compreendendo a dinâmica de interiorização do ensino superior, o surgimentos dos cursos e suas motivações. Adotou-se como metodologia o levantamento de dados através de revisão bibliográfica, nos sítios eletrônicos das autarquias e nos projetos pedagógicos de cursos (PPCs), com período terminando em 2020. Elaboraram-se quadros de surgimentos, justificativas e um mapeamento através do software livre QGIS. Conclui-se que as licenciaturas em Geografia nos IFs se mantiveram majoritariamente na faixa de ocupação tradicional do território, sobretudo nas regiões Nordeste e Sudeste. Como principais pontos de interiorização regional, encontram-se os estados do Pará e Rondônia. Com exceção do Distrito Federal, o Centro-Oeste não possuía nos IFs  o curso em questão, acompanhado da região Sul. Na perspectiva estadual, Rondônia e o Ceará são os que demonstram maior distribuição espacial dos cursos. Verifica-se, também, que a licenciatura em Geografia nos IFs é um acontecimento recente, maiormente manifestada na última fase da expansão das autarquias, tendo como argumentos centrais a carência de profissionais qualificados nas regiões de alcance das diferentes unidades, o deficit de professores no Brasil e se comportando como complementaridade.

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Biografia do Autor

João Vitor Gobis Verges, IFRS/Caxias do Sul

Doutor em Ciências do Ambiente pela Universidade de Lisboa (ICS/FC) e Doutor em Geografia pela FCT/UNESP - Presidente Prudente - SP. Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus Francisco Beltrão. Licenciado e Bacharel em Geografia pela FCT/UNESP - Presidente Prudente - SP.  Docente no IFRS - Campus Caxias do Sul.

Fábio Mariani, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Graduado em Filosofia pela Universidade São Francisco (2000), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2010), Doutorado pela Universidade Federal de Mato Grosso (2016), professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Várzea Grande - MT.

Nivea Massaretto Verges, UNESP - Campus Rio Claro

Licenciada, bacharel e mestre em Geografia pela FCT/UNESP - Presidente Prudente - SP. Atualmente é Doutoranda em Geografia no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UNESP - Rio Claro e Bolsista Capes. Membro do Núcleo de Ensino de Geografia e Didática - NEGED (UNESP-Rio Claro).

Carlos Manoel Pimenta Pires, Universidade Federal de São Paulo

Doutor em História da Educação pela Universidade de Lisboa - com bolsa sanduíche pela Universidade Complutense de Madri. Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo, onde se preocupou em compreender a história de instituições escolares e suas culturas próprias. Além disso, possui graduação em História (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade de São Paulo.

ria e Pedagogia.

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Publicado

2022-12-28

Como Citar

Verges, J. V. G. ., Mariani, F. ., Verges, N. M. ., & Pires, C. M. P. . (2022). EXPANSÃO E INTERIORIZAÇÃO DAS LICENCIATURAS EM GEOGRAFIA NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA (IFS). Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 10(1). https://doi.org/10.34024/olhares.2022.v10.13495