ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO REMOTO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: desafios para a formação de professores/as

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2022.v10.13441

Palavras-chave:

Formação de Professores, Ensino Remoto, Licenciatura, Supervisão Acadêmica

Resumo

Neste relato de experiência de supervisoras acadêmicas de estágio, o estágio curricular supervisionado remoto realizado em um curso de licenciatura em educação física nos anos de 2020 e 2021, durante a pandemia do COVID-19 e o ensino remoto, é focalizado. O principal questionamento foi: É possível formar professores/as habilitados a lidar com as questões da escola através de estágios remotos? Reflexões sobre a implementação e resultados deste componente curricular são desenvolvidos a fim de discutir limites e possibilidades para a formação de professores/as neste contexto. Considera-se finalmente que por meio da implementação realizada, os estágios supervisionados remotos atuaram positivamente na formação das/os professoras/es, superando as expectativas. Esse modelo de implementação trouxe aprendizagens significativas àqueles em processo de formação, principalmente, com relação ao vínculo da unidade teoria-prática da educação física em relação aos seus objetos de estudos e objetivos na escola. Contudo, esse modelo de ensino também possibilitou verificar uma sobrecarga de trabalho atribuído às/aos supervisoras/es de campo e acadêmicas/os.

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Biografia do Autor

Gabriela Baranowski Pinto, Universidade do Estado de Minas Gerais

Professora do curso de Educação Física. Doutora em Psicologia pela University of Connecticut. Mestra em Estudos do Lazer e Graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais Coordenadora do Projeto de Extensão e Canal do Youtube "Conexão Educação Física". Temas de interesse: formação de professores, educação física escolar, lazer, percepção e comportamento coletivo.

Rebeca Signorelli Miguel, Universidade do Estado de Minas Gerais

Professora do curso de Educação Física da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Acadêmica Passos. Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestra em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Interesses de pesquisa: Educação Física escolar, Políticas Públicas educacionais e de esporte e lazer, esporte, escola.

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Publicado

2022-07-20 — Atualizado em 2022-07-21

Versões

Como Citar

Pinto, G. B., & Miguel, R. S. (2022). ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO REMOTO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: desafios para a formação de professores/as. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 10(1). https://doi.org/10.34024/olhares.2022.v10.13441 (Original work published 20º de julho de 2022)