FIGURAS TÁTEIS NO ENSINO DE CITOLOGIA A PARTIR DAS HISTÓRIAS DE VIDA DE PROFESSORAS BRAILISTAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2022.v10.12680

Palavras-chave:

História oral, Experiência tátil, Inclusão., Deficiência visual, Aprendizagem

Resumo

O artigo buscou discutir as contribuições da experiência tátil com a construção e utilização de gravuras ou figuras táteis, no ensino de Biologia, voltadas para estudantes com deficiência visual. Realizamos uma abordagem interdisciplinar entre Metodologia da História e a Biologia por meio de História Oral/História de vida, na qual professoras, mediante entrevistas realizadas pelo pesquisador, relataram sobre a vida profissional e ensinaram ao pesquisador a técnica da experiência tátil. A partir das transcrições dos relatos das docentes e após analisar os retratos sociológicos e os referenciais literários, foram construídas orientações sobre quais materiais utilizar e as técnicas acerca da confecção e utilização de figuras táteis no processo de ensino-aprendizagem da pessoa com deficiência visual para a formação de imagens mentais com o uso do sistema háptico, que se tornam mais eficazes com o auxílio da audiodescrição. Assim como práticas que contribuíram para a elevação do nível de escolaridade, da ascensão profissional, maximizando processos de inclusão e autonomia de estudantes com algum tipo de deficiência visual.

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Biografia do Autor

Rinaldo da Silva Viana, Secretaria de Educação de Pernambuco - SEDUC

Mestre em Ensino de Biologia - (UFPE/UFMG)/PROFBIO (2020). Especialização em Ensino de Biologia - UFRPE (2006). Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas - UFRPE (2004). Atualmente é professor da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco como titular e componente do Grupo de pesquisa AFFECTIO/CNPq.

Ernani Nunes Ribeiro , Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutor em Educação (UFPE, 2020), Mestre em Educação Inclusiva (UFPE, 2011) e Historiador (FUNESO, 2007). Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco e docente do quadro permanente PROFBIO - UFPE/UFMG. Líder do Grupo de pesquisa AFFECTIO/CNPq.

 

Edson Hely Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2008). Mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, 1995). Formação em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP, 1991). Atualmente, é Professor Titular de História na Universidade Federal de Pernambuco.

 

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Publicado

2022-07-20 — Atualizado em 2022-07-21

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Como Citar

Viana, R. da S., Ribeiro , E. N. ., & Silva, E. H. . (2022). FIGURAS TÁTEIS NO ENSINO DE CITOLOGIA A PARTIR DAS HISTÓRIAS DE VIDA DE PROFESSORAS BRAILISTAS. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 10(1). https://doi.org/10.34024/olhares.2022.v10.12680 (Original work published 20º de julho de 2022)