Bullying e desempenho escolar: leituras e compreensões
DOI:
https://doi.org/10.34024/olhares.2021.v9.11470Palavras-chave:
Violência, Bullying, Desempenho EscolarResumo
O presente artigo, recorte da pesquisa “Violência Escolar: discriminação, bullying e responsabilidade”, tem como objetivo analisar a compreensão de professores sobre o bullying e, mais especificamente, identificar o perfil dos envolvidos nessas ações (os agressores, as vítimas e os observadores), bem como a relação entre violência (sofrida e praticada) e desempenho escolar. A metodologia empregada foi de cunho qualitativo e os dados foram levantados através de entrevista semiestruturada com professores de Língua Portuguesa, Artes e Educação Física que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental. Os resultados da pesquisa apontam que os professores compreendem de forma parcial a situação de bullying, identificam as vítimas e os agressores, mas não mencionam os observadores que, diante do papel que exercem, carecem de ser visibilizados. Por sua vez, a violência e o desempenho escolar denotam ambiguidade diante do intelectual e da manifestação das hierarquias oficial e não oficial que se materializam na escola.
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