O Desenho na formação de professores:

A produção de um saber profissional via Cimbelino de Freitas (São Paulo, século XX)

Autores

  • Marcos Denilson Guimarães UFMA
  • Rosilda dos Santos Morais

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2019.v7.9721

Palavras-chave:

Desenho, Saber profissional, Experts

Resumo

Neste texto é apresentada uma discussão a respeito da disciplina Desenho posta na formação de professores primários paulistas por meio de um exame da produção de Cimbelino de Freitas. Usa como principal referencial teórico os estudos de Hosftetter, Schneuwly e Freymond (2017) sobre a constituição de saberes profissionais da docência via experts e de Valente (2019) para o tratamento específico dos saberes profissionais dos professores que ensinam matemática. Os resultados apontam que o desenho do natural aparece como uma matemática para ensinar, um saber necessário para o ensino do Desenho. O que caracteriza assim a objetivação de um novo saber para a formação profissional destes professores.

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Publicado

2019-11-30

Como Citar

Guimarães, M. D., & Morais, R. dos S. (2019). O Desenho na formação de professores:: A produção de um saber profissional via Cimbelino de Freitas (São Paulo, século XX). Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 7(3), 178–188. https://doi.org/10.34024/olhares.2019.v7.9721