A seção da Espanha na primeira exposição pedagógica do Rio de Janeiro (1883)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2019.v7.9717

Palavras-chave:

Exposições pedagógicas, Materiais didáticos, Espanha

Resumo

Este trabalho tem por objetivos apresentar a seção da Espanha na primeira exposição pedagógica do Rio de Janeiro, pensando o circuito transnacional de transferência de saberes por meio dos intercâmbios internacionais voltados à educação. Trata-se de um estudo das classificações de co- nhecimentos feitas para a exposição dos produtos indicados à venda. Quais foram as orientações de sentidos dados pela exposição espanhola? Quais foram os materiais apresentados? Pensando o debate sobre tais exposições como recurso de comparação educacional feita entre as nações foram estudados os trabalhos de Warde (2000), Ossenbach e Pozo (2011) e Matasci (2016). Para tanto, foram estudados o Guia para visitantes da Exposição Pedagógica (1883), diferentes comen- tários publicados na imprensa, documentos oficiais, entre outros. Destaca-se o esforço do país em atender os pedidos feitos pelo governo brasileiro em privilegiar o ensino primário e apresentar grandes quantidades de materiais para o ensino de surdos e cegos.

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Biografia do Autor

Danielle Barreto Lima, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mestranda em Educação pelo PEPG em Educação: História, Política, Sociedade (PUC-SP). Participa do Núcleo de Estudo Escola e seus Obejtos (NEO), da PUC-SP. Graduada em Direito pela Universidade São Francisco. Graduada em Letras pela Universidade das Américas (FAM). Estudante de Pedagogia pelo Centro Universitário São Camilo (UNICEU). 

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Publicado

2019-11-27

Como Citar

Braghini, K. M. Z., & Lima, D. B. (2019). A seção da Espanha na primeira exposição pedagógica do Rio de Janeiro (1883). Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 7(3), 86–102. https://doi.org/10.34024/olhares.2019.v7.9717