O estágio curricular nos anos iniciais do Ensino Fundamental - Apontamentos sobre o processo de inserção no campo de estágio.

Autores

  • Roseli Fontana Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2013.v1.97

Resumo

Este texto revisita a noção de “inserção”. Em interlocução com contribuições da antropologia sobre o trabalho de campo, com as discussões de Schwartz acerca dos processos de formação profissional, de Ezpeleta e Rockwell acerca das relações entre a “história documentada” e a “história não documentada”, de Bakhtin sobre a produção de sentidos e de Thompson a respeito da experiência, ele focaliza o processo de inserção do estagiário na escola, como um momento decisivo na constituição da profissionalidade docente, no qual os futuros professores cotejam suas compreensões da docência com as condições sociais cotidianas de sua produção e com as compreensões e sentidos que dela circulam no processo de formação.

Palavras chave: formação inicial, prática docente, estágio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2013-05-03

Como Citar

Fontana, R. (2013). O estágio curricular nos anos iniciais do Ensino Fundamental - Apontamentos sobre o processo de inserção no campo de estágio. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 1(1), 141–162. https://doi.org/10.34024/olhares.2013.v1.97

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: GEPPEDH 10 ANOS: Educação e pesquisa na perspectiva histórico-cultural