O jardim de infância do colégio Nossa Senhora de Lourdes, Farroupilha/RS (décadas de 1930 e 1950)
Memórias de práticas escolares
DOI:
https://doi.org/10.34024/olhares.2019.v7.9690Palavras-chave:
Instituição escolar, Jardim da infância, Práticas escolaresResumo
O colégio Nossa Senhora de Lourdes é uma instituição confessional inaugurada em 1917 pelas ir- mãs de São Carlos Borromeo Scalabrinianas, Farroupilha, Rio Grande do Sul. Criada como escola primária passou gradualmente a acolher o jardim de infância. Neste artigo, perscrutamos indícios das práticas escolares do jardim de infância, nas décadas de 1930 e 1950, na referida instituição. Os pressupostos teóricos são auferidos pela História Cultural e História da Educação e como cate- goria de análise as culturas escolares e como foco as práticas escolares. A metodologia utilizada é análise documental histórica e História Oral. Os documentos foram narrativas de duas professoras religiosas e acervo pessoal de Raul Pedro Tartarotti. As práticas escolares lembradas apontam para atividades como música, teatro, literatura infantil e uso de diversos materiais didáticos, além dos rituais das orações. Representações de práticas escolares vivenciadas em uma instituição es- colar confessional e realizadas por professoras religiosas que assumiram como missão, o educar.
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