História e profissão docente

A trajetória de uma professora do interior de Mato Grosso do Sul (1982-2012)

Autores

  • Giseli Tavares de Souza Rodrigues Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD
  • Luciene Clea da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Magda Sarat Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2019.v7.9678

Palavras-chave:

História da Educação, Educação infantil, Trajetória docente

Resumo

Este trabalho objetiva discutir aspectos históricos da profissão docente no interior de Mato Gros- so do Sul, por meio da história de uma professora aposentada que exerceu sua trajetória com a infância por 30 anos. O texto contou com as contribuições metodológicas da História Oral Temáti- ca, com a utilização de entrevista como método de abordagem. A discussão teórica dialoga com Norbert Elias, a partir dos conceitos de figurações e redes de interdependências, além de anco- rar-se em outros autores. Os dados elencados no estudo colaboram com a escrita da História da Educação, da profissão e formação docente na Educação Infantil no sul do estado, considerando que pesquisas nessa localidade são recentes, por isso a necessidade de ampliar as discussões sobre a temática. Ainda permitiram perceber que a forma como cada docente conduz sua atuação é única e acontece por meio das relações pessoais e sociais no espaço profissional como também fora dele.

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Biografia do Autor

Luciene Clea da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Professora titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul campus de Ponta Porã e doutoranda em educação na Faculdade de educação da Universidade Federal da Grande Dourados.

Magda Sarat, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1999-2004 respectivamente). Pós-doutorado pela Universidade de Buenos Aires/UBA (2014). Pós-doutorado em andamento na Universidade Federal de Mato Grosso UFMT no Programa PNPD-CAPES. Professora associada da Universidade Federal da Grande Dourados. Docência na graduação e na pós-graduação (Mestrado e Doutorado em Educação). Pesquisadora líder do Grupo de Pesquisa "Educação e Processo Civilizador" do diretório do CNPq (website do grupo: http://ufgdgrupoeducacaoeprocessocivilizador.com). Orienta Mestrado e Doutorado em Educação. Até o momento tem 15 dissertações de mestrado concluídas, 04 teses de doutorado, 01 supervisão de Pós-doutorado pelo Programa PNPD/CAPES e 01 supervisão de Bolsa Pesquisador Sênior DCR/FUNDECT/CNPq. Em andamento está a orientação de 04 teses de Doutorado em Educação e 03 Dissertações de Mestrado. Além de orientações no programa de IC e TCC Trabalhos de conclusão de curso na licenciatura. Como pesquisadora, trabalha prioritariamente com o referencial teórico proposto por Norbert Elias e com a História Oral, abordando temas como infância, história da educação, educação infantil, memória, formação docente e gênero, sempre articulados com a educação da criança e a formação docente. Tem experiência com a gestão, sendo coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação por 06 anos, desde sua implantação em 2008. Em 2014 aprovamos o Doutorado que formou a primeira turma de doutores em educação em 2018 e conseguiu na avaliação o conceito 05 na CAPES. Coordenou Projeto de Pesquisa com fomento externo destacando a internacionalização do PPGEdu com o projeto ?Pesquisas em Educação no Brasil e na Argentina: desigualdades sociais, subjetividade, diversidade e fronteiras? no âmbito do PROGRAMA CAFP/BA/CAPES/SPU celebrado entre a UBA e a UFGD (2012-2016); ainda o projeto ?Trajetórias Docentes na Educação Infantil: pesquisas em escolas públicas de Mato Grosso do Sul? FUNDECT/MS (2016-2018). Todos os projetos contam com fomento de agências brasileiras e estrangeiras. Tais atividades permitiram publicações qualificadas, representadas nos últimos 05 anos, por artigos em periódicos nacionais e internacionais; organização de coletâneas em editoras universitárias nacionais (UEL e UEM) e internacional (UBA), e ainda capítulos em livros e coletâneas. Desenvolve ainda atividades de extensão, participando de atividades de formação docente para a rede pública de ensino; sou parecerista de periódicos nacionais e internacionais; integro comitês científicos como avaliadora de projetos para agências de pesquisa e fomento como CNPq e CAPES. Atuo como membro de Associações Científicas da área, na SBHE/Sociedade Brasileira de História da Educação e SBHO/Sociedade Brasileira de História Oral, destaque para a ANPED/Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação, (especialmente no GT 07 Educação da Crianças de 0 a 6 anos onde atua como parecerista ad hoc do GT07). entre as publicações em periódicos e livros destacam-se: Educación y civilización: miradas desde la obra de Norbert Elias (2016); Leituras de Norbert Elias: educação, processo civilizador e fronteiras (2014); Educação, subjetividade e diversidade: pesquisas no Brasil e na Argentina (2014); Sobre Processos Civilizadores: diálogos com Norbert Elias (2012), Tempos e Espaços Civilizadores (2009).

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Publicado

2019-11-27

Como Citar

Tavares de Souza Rodrigues, G., da Silva, L. C., & Sarat, M. (2019). História e profissão docente: A trajetória de uma professora do interior de Mato Grosso do Sul (1982-2012). Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 7(3), 103–118. https://doi.org/10.34024/olhares.2019.v7.9678