As Contribuições de João Köpke para a educação e a literatura infantil brasileiras no século XIX, através do manuscrito Versos para os pequeninos

Autores

  • Morgana de Medeiros Farias Universidade Federal da Paraíba
  • Daniela Maria Segabinazi Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2019.v7.9622

Palavras-chave:

João Köpke, Educação brasileira, Literatura infantil

Resumo

O século XIX, no Brasil, teve como marco importante a Proclamação da República, que trouxe descobertas e inovações para o período. Nesse contexto, a modernização educacional brasileira adotou elementos importados da Europa e dos Estados Unidos para atuarem na política escolar do novo regime. A prática pedagógica de João Köpke se fez presente nesse momento, configurando um trabalho intenso que buscava novas formas de ensinar a ler e a escrever através, sobretudo, do método analítico. Nesse entremeio, ele ainda escreveu literatura para crianças sem o caráter moralizante da época, o que aconteceu no seu manuscrito, que sequer foi editado, Versos para os pequeninos, produzido entre 1886 e 1897. Assim, objetivamos discorrer sobre as contribuições de Köpke tanto no cenário educacional, quanto no literário, observando sua importância nessas duas searas e realizando paralelos entre elas. Para isso, nos valemos de autores como Panizzolo (2006), Mortatti (2015) e Ferreira (2017).

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Referências

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Publicado

2019-11-27

Como Citar

de Medeiros Farias, M., & Segabinazi, D. M. (2019). As Contribuições de João Köpke para a educação e a literatura infantil brasileiras no século XIX, através do manuscrito Versos para os pequeninos. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 7(3), 119–132. https://doi.org/10.34024/olhares.2019.v7.9622