A “força educativa” das associações docentes

Conferências e assembleias como espaço de formação no Rio de Janeiro (1919-1937)

Autores

  • Marcelo Gomes da Silva Universidade Estadual de Santa Cruz/Professor Assistente

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2019.v7.9569

Palavras-chave:

História da Educação, Associativismo docente, Intelectuais

Resumo

À luz da história social da educação e pelo uso da imprensa como fonte, o presente trabalho analisa a atuação da Liga de Professores do Rio de Janeiro, entre os anos de 1919 a 1937, con- siderando essa associação como um “órgão educacional”. Para tanto, detém-se sobre as confe- rências oferecidas pela entidade, entendendo-as como um espaço de formação dos professores, constituindo-se, ainda, em um veículo de entrelaçamento intelectual, que envolveu uma rede de sociabilidade docente. Verifica-se a atuação da associação a partir das pautas discutidas nas as- sembleias, que eram publicadas nos jornais, tomando suas temáticas como diretriz do movimento docente, operação que possibilita visualizar os debates que se reproduziram e permaneceram ao longo do tempo como questões não resolvidas, a exemplo das discussões sobre o vencimento dos professores.

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Publicado

2019-11-30

Como Citar

da Silva, M. G. (2019). A “força educativa” das associações docentes: Conferências e assembleias como espaço de formação no Rio de Janeiro (1919-1937). Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 7(3), 201–216. https://doi.org/10.34024/olhares.2019.v7.9569