Da construção de uma proposta de estágio na modalidade à distância: a experiência da UFSCAR

Autores

  • Josiane Pozzatti Dal-Forno Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Renata Portela Rinaldi UNESP
  • Luciana Cristina Cardoso UFSCAR

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2013.v1.90

Resumo

O artigo apresenta os resultados de construção e implementação de uma proposta de estágio na formação inicial de futuros professores do curso de licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância. A proposta tem como objetivo estabelecer parcerias colaborativas entre a universidade e a escola pública (U-EP) visando promover o desenvolvimento profissional dos licenciandos ainda em formação e, também, dos professores experientes e em exercício das escolas parceiras. As narrativas escritas foram tomadas como ferramentas de coleta de dados e a análise empreendida apresenta um caráter descritivo-analítico e busca o entendimento das contribuições e desafios do processo. Nota-se que tem sido possível construir parcerias efetivamente colaborativas entre U-EP, conhecer a cultura escolar, promover e acompanhar o desenvolvimento profissional dos envolvidos por meio da realização de ações práticas e de parceria na sala de aula e na escola, bem como compartilhar experiências que favoreçam a formação no contexto da educação a distância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josiane Pozzatti Dal-Forno, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Centro de Educação e Núcleo de Tecnologia Educacional

Renata Portela Rinaldi, UNESP

Universidade Estadual Paulista - UNESP

Faculdade de Ciências e Tecnologia - FCT / Presidente Prudente-SP

Docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação

Luciana Cristina Cardoso, UFSCAR

Coordenadora dos Estágios Supervisionados de Ensino - LPe - UAB/UFSCar

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar

Downloads

Publicado

2013-05-03

Como Citar

Dal-Forno, J. P., Rinaldi, R. P., & Cardoso, L. C. (2013). Da construção de uma proposta de estágio na modalidade à distância: a experiência da UFSCAR. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 1(1), 349–377. https://doi.org/10.34024/olhares.2013.v1.90