Análise da proposta de estágio na Licenciatura em Educação Física da Universidade de São Paulo

Autores

  • Mônica Caldas Ehrenberg Universidade de São Paulo - FEUSP
  • Marcos Garcia Neira Universidade de São Paulo - FEUSP

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2013.v1.68

Resumo

As mudanças atuais da Educação e da Educação Física buscam superar suas tradicionais práticas educativas para uma prática contextualizada, que amplie os significados dos alunos acerca da cultura corporal. O texto a seguir discute a experiência de estágio disciplinar do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade de São Paulo, cuja preocupação consiste no oferecimento de oportunidades para análise crítica de situações do contexto profissional docente na contemporaneidade. Evidencia-se a efetivação de uma política de estágio como processo significativo para formação de professores tendo em vista a parceria dos esforços de todas as partes envolvidas e, principalmente, situando o licenciando no interior de instituições que possibilitam o conhecimento aprofundado da realidade escolar e a experimentação prática em condições que estimulam a reflexão sobre a docência, além da visualização de alternativas para transformá-la.

Palavras chave: Estágio; Educação Física; Licenciatura

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Publicado

2013-05-03

Como Citar

Ehrenberg, M. C., & Neira, M. G. (2013). Análise da proposta de estágio na Licenciatura em Educação Física da Universidade de São Paulo. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 1(1), 325–348. https://doi.org/10.34024/olhares.2013.v1.68

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: GEPPEDH 10 ANOS: Educação e pesquisa na perspectiva histórico-cultural