Da decodificação à construção de sentido: concepções de leitura subjacentes aos livros didáticos de língua portuguesa e adotados pela secretaria de educação do estado de Pernambuco (1979-2012)

Autores

  • Silvio Profirio da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
  • Tatiana Simões e Luna Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE.

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2013.v1.67

Resumo

Durante décadas, o ensino da leitura teve como foco práticas mecânicas de Decodificação. O ensino dessa competência linguística, com base nesse norte, concedia primazia à reprodução mecânica de conteúdos e informações. Essa posição esteve presente nos livros didáticos. Nos anos 80, aparece uma vasta quantidade mudanças nas práticas pedagógicas do ensino de Língua Portuguesa. Rompe-se, assim, com tendências mecanicistas e tecnicistas. Com isso, surge uma nova concepção de leitura como construção de sentido, acompanhada de novos enfoques e estratégias de ensino. Esses novos paradigmas têm sido adotados pelos mais recentes Livros Didáticos de Língua Portuguesa. Este trabalho tem como objetivo verificar quais são as concepções de leitura subjacentes aos Livros Didáticos de Língua Portuguesa adotados pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (1979-2012). Decorrente disso, pretende-se: a) verificar quais as concepções de linguagem subjacentes a esses manuais didáticos; b) verificar o tratamento dado à leitura e à diversidade textual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvio Profirio da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

É, atualmente, aluno do Curso de Licenciatura em Letras Português/ Espanhol da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE.

Tatiana Simões e Luna, Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE.

Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – IFPE. Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE.

 

Downloads

Publicado

2013-11-30

Como Citar

Silva, S. P. da, & Luna, T. S. e. (2013). Da decodificação à construção de sentido: concepções de leitura subjacentes aos livros didáticos de língua portuguesa e adotados pela secretaria de educação do estado de Pernambuco (1979-2012). Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 1(2), 365–388. https://doi.org/10.34024/olhares.2013.v1.67