A PEDAGOGIA DOS DETALHES PARA O TRABALHO COM BEBÊS NA CRECHE A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS DE LOCZY
DOI:
https://doi.org/10.34024/olhares.2017.v5.640Resumo
Este trabalho objetivou destacar importantes pressupostos para a organização de um cotidiano que acolhe e respeita bebês em contextos de vida coletiva. Foram destacados quatro aspectos fundamentais a partir dos estudos de Emmi Pikler e colaboradoras, a saber: (i) o valor da atividade autônoma e do movimento livre, (ii) as atividades de atenção pessoal (iii) a essência do acolhimento infantil e (iv) o brincar dos bebês. Saberes estes, necessários para refletirmos sobre algo que vem sendo criada recente no Brasil, a docência na creche. Pikler apresenta modos de cuidado, desde como segurar o bebê, de que maneira o alimento deve ser ofertado, até o modo de brincar dos bebês na creche. A atenção ao cotidiano e as atividades que daí decorrem são o ponto chave para problematizarmos a chegada tão precoce destes bebês na coletividade, garantindo-lhes um espaço honesto, mais cuidadoso, sensível e atento às suas necessidades.