A LUTA DAS MULHERES OPERÁRIAS POR CRECHE: DO “BALDE” AO DIREITO À EDUCAÇÃO

Autores

  • Reny Scifoni Schifino Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2016.v4.620

Resumo

Este artigo se insere no âmbito de um estudo que teve por objetivo investigar a luta atual pelo direito de mulheres operárias – e suas crianças – à creche pública de Santo André, município do Grande ABC do estado de São Paulo. Luta cuja trajetória ganha destaque com a efervescência dos movimentos sociais e sindicais, nas décadas de 1970 e 1980. Para tanto, utilizou-se de entrevistas com mães operárias com filhos e filhas matriculados/as em uma das creches da rede pública desse município. A análise dos dados mostrou que as mães defendem direitos, para além das questões trabalhistas, uma vez que se torna explícita a busca por educação pública, gratuita e de qualidade. Tal aspecto desconstrói tanto o discurso recorrente de que as famílias de camadas populares buscam as creches única e exclusivamente como local de guarda e de assistência para suas crianças, como também cria condições para a produção de culturas infantis.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Reny Scifoni Schifino, Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas

Professora de Educação Infantil da rede pública de Santo André/SP, mestra pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP com bolsa de estudos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo -FAPESP. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e  Diferenciação Sociocultural GEPEDISC – CULTURAS INFANTIS da Faculdade de Educação  coordenado pela professora Doutora Ana Lúcia Goulart de Faria.

 

Downloads

Publicado

2016-11-29

Como Citar

Schifino, R. S. (2016). A LUTA DAS MULHERES OPERÁRIAS POR CRECHE: DO “BALDE” AO DIREITO À EDUCAÇÃO. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 4(2), 94–111. https://doi.org/10.34024/olhares.2016.v4.620

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: GEPPEDH 10 ANOS: Educação e pesquisa na perspectiva histórico-cultural