INSTITUINDO A PEDAGOGIA DA INFÂNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL

Autores

  • Fabiana Oliveira Canavieira Professora do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2016.v4.611

Resumo

Este artigo apresenta o processo de constituição do campo da Pedagogia da Infância enquanto área específica da Pedagogia, visando instituir seu espaço na formação inicial de docentes. Trata-se da narrativa reflexiva da experiência desenvolvida no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, em que se busca dar ênfase às pesquisas, autoras e autores que têm se dedicado em construir as especificidades dos saberes e fazeres junto às crianças pequenas, assim como apresentar os usos metodológicos de tais estudos. Acaba pontuando as ausências e invisibilidades inerentes ao currículo do curso de graduação em Pedagogia e sua dificuldade em se renovar.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

  • Fabiana Oliveira Canavieira, Professora do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão
    Professora do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, Doutoranda em Educação da linha de Estudos das Infãncias pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, membro do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil e foi Superintendente da Educação Infantil da Prefeitura de São Luís - MA.

Downloads

Publicado

2016-11-29

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: GEPPEDH 10 ANOS: Educação e pesquisa na perspectiva histórico-cultural

Como Citar

Canavieira, F. O. (2016). INSTITUINDO A PEDAGOGIA DA INFÂNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 4(2), 56-76. https://doi.org/10.34024/olhares.2016.v4.611