INSTITUINDO A PEDAGOGIA DA INFÂNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL

Autores

  • Fabiana Oliveira Canavieira Professora do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2016.v4.611

Resumo

Este artigo apresenta o processo de constituição do campo da Pedagogia da Infância enquanto área específica da Pedagogia, visando instituir seu espaço na formação inicial de docentes. Trata-se da narrativa reflexiva da experiência desenvolvida no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, em que se busca dar ênfase às pesquisas, autoras e autores que têm se dedicado em construir as especificidades dos saberes e fazeres junto às crianças pequenas, assim como apresentar os usos metodológicos de tais estudos. Acaba pontuando as ausências e invisibilidades inerentes ao currículo do curso de graduação em Pedagogia e sua dificuldade em se renovar.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fabiana Oliveira Canavieira, Professora do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão

Professora do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, Doutoranda em Educação da linha de Estudos das Infãncias pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, membro do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil e foi Superintendente da Educação Infantil da Prefeitura de São Luís - MA.

Downloads

Publicado

2016-11-29

Como Citar

Canavieira, F. O. (2016). INSTITUINDO A PEDAGOGIA DA INFÂNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 4(2), 56–76. https://doi.org/10.34024/olhares.2016.v4.611

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: GEPPEDH 10 ANOS: Educação e pesquisa na perspectiva histórico-cultural