O BRINCAR E A LUDICIDADE COMO SABERES DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Marlene Buregio Freitas Universidade de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2017.v5.592

Resumo

RESUMO

O texto trata do brincar e da ludicidade como saberes da profissionalidade docente na educação infantil. É um recorte de uma pesquisa que buscou compreender de que maneira professoras de educação infantil de Jaboatão dos Guararapes se apropriavam do brincar e da ludicidade como saberes de sua profissionalidade docente a partir da formação continuada na escola. Trata-se de uma pesquisa de campo em quatro instituições com oito participantes. Utilizamos a observação participante e como resultados, emergiram: a escola como lugar do brincar e da ludicidade; as contribuições da formação continuada na apropriação do brincar e da ludicidade e as formas de emergência do brincar e da ludicidade. Ressaltamos que a ideia da homologia de processo formativo, paradoxalmente, não suscitou conflitos necessários às reconstruções de brincar e da ludicidade no âmbito de saberes da Educação infantil.

Palavras-chave: brincar e ludicidade – profissionalidade docente. Educação infantil

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Publicado

2017-05-28

Como Citar

Freitas, M. B. (2017). O BRINCAR E A LUDICIDADE COMO SABERES DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 5(1), 71–89. https://doi.org/10.34024/olhares.2017.v5.592