Olhar pelo buraco da agulha: Pinhole numa proposta de estágio e formação de professores/as em Ciências Sociais

Autores

  • Marcia Aparecida Gobbi Universidade de São Paulo
  • Maria Cristina Stelo Leite Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2013.v1.58

Resumo

Esse  artigo discute o estágio de formação de alunos e alunas na licenciatura em Ciências Sociais, futuros professores/as de ensino médio, tendo como motivador a apresentação de prática pedagógica utilizando o processo fotográfico pinhole, afirmando que se trata de rica oportunidade de formação. O pinhole é apresentado como oportunidade de problematização de diferentes aspectos da sociedade, encontrando-se com o desejo de questionar o que está posto diante de todos nós: estranhar e desnaturalizar diferentes situações é um dos objetivos. A sociologia da imagem é aqui apresentada de modo breve, pelo “buraco da agulha” numa proposta de estágio considerando modos de ver de alunos/as a partir do pinhole buscando enriquecer a experiência de formação e uso de recurso didático.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcia Aparecida Gobbi, Universidade de São Paulo

Profª Drª do Departamento de Metodologia de Ensino e Educação Comparada - FEUSP

 

Maria Cristina Stelo Leite, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Graduada e licenciada em Ciências Sociais - USP e mestranda em educação pela FEUSP

Downloads

Publicado

2013-05-03

Como Citar

Gobbi, M. A., & Stelo Leite, M. C. (2013). Olhar pelo buraco da agulha: Pinhole numa proposta de estágio e formação de professores/as em Ciências Sociais. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 1(1), 263–283. https://doi.org/10.34024/olhares.2013.v1.58

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: GEPPEDH 10 ANOS: Educação e pesquisa na perspectiva histórico-cultural