Conversas com pós-graduandos

Autores

  • Mariana Silva Santos Universidade Federal de Ouro Preto/ Mestranda em Educação

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2013.v1.55

Resumo

Conversas com pós-graduandos, de autoria de Rosaly Hermengarda Lima Brandão, conhecida como Zaia Brandão, é composto por cinco capítulos, que correspondem a cinco ensaios, em que a autora aborda temáticas relativas ao ofício do pesquisador, baseada em sua experiência como pesquisadora e orientadora de discentes. No primeiro capítulo fala de questões referentes ao início do trabalho de pesquisa e a familiarização com a bibliografia da área a ser seguida pelo pesquisador. No segundo capítulo a autora se concentra em questões metodológicas, dando especial ênfase aos questionários e entrevistas, e criticando os monismos metodológicos para a análise e interpretação de fenômenos sociais. No terceiro, Brandão engendra uma discussão sobre a prática interdisciplinar na pesquisa em educação, utilizando em determinado momento uma experiência própria para referendar a necessidade de uma interdisciplinaridade pautada no rigor científico. No capítulo quatro são abordadas a flexibilização das fronteiras entre as áreas do conhecimento e a noção de verdade como um processo, bem como a instituição da pesquisa em educação como um campo científico especializado. O último capítulo trata da necessidade de superação do antagonismo entre as perspectivas micro e macrossociológicas na pesquisa em sociologia da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mariana Silva Santos, Universidade Federal de Ouro Preto/ Mestranda em Educação

Licenciada em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atualmente curso Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto, na linha de pesquisa "Instituição escolar, formação e profissão docente".

Downloads

Publicado

2013-05-03

Como Citar

Santos, M. S. (2013). Conversas com pós-graduandos. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 1(1), 505–510. https://doi.org/10.34024/olhares.2013.v1.55