Conversas com pós-graduandos
DOI:
https://doi.org/10.34024/olhares.2013.v1.55Resumo
Conversas com pós-graduandos, de autoria de Rosaly Hermengarda Lima Brandão, conhecida como Zaia Brandão, é composto por cinco capítulos, que correspondem a cinco ensaios, em que a autora aborda temáticas relativas ao ofício do pesquisador, baseada em sua experiência como pesquisadora e orientadora de discentes. No primeiro capítulo fala de questões referentes ao início do trabalho de pesquisa e a familiarização com a bibliografia da área a ser seguida pelo pesquisador. No segundo capítulo a autora se concentra em questões metodológicas, dando especial ênfase aos questionários e entrevistas, e criticando os monismos metodológicos para a análise e interpretação de fenômenos sociais. No terceiro, Brandão engendra uma discussão sobre a prática interdisciplinar na pesquisa em educação, utilizando em determinado momento uma experiência própria para referendar a necessidade de uma interdisciplinaridade pautada no rigor científico. No capítulo quatro são abordadas a flexibilização das fronteiras entre as áreas do conhecimento e a noção de verdade como um processo, bem como a instituição da pesquisa em educação como um campo científico especializado. O último capítulo trata da necessidade de superação do antagonismo entre as perspectivas micro e macrossociológicas na pesquisa em sociologia da educação.