ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE BIOLOGIA SOBRE MODELOS CIENTÍFICOS ANTES E APÓS UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
DOI:
https://doi.org/10.34024/olhares.2016.v4.507Resumo
Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de doutorado, em que se investigou as compreensões/concepções de professores de Biologia da rede pública Estadual de Belo Horizonte sobre interações entre Ciência – Tecnologia e Sociedade CTS e Natureza da Ciência e Tecnologia (NdC&T). O objetivo foi respaldar ações em um projeto de extensão com vistas à formação continuada. As compreensões/concepções dos professores foram obtidas por meio de aplicação do Questionário de Opiniões sobre a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade (COCTS), antes e após o curso de formação, envolvendo a análise de uma questão, entre as treze respondidas pelos professores, que versava sobre modelos científicos. Buscou-se avaliar as dimensões das mudanças identificadas após o curso. Concluímos que, no geral, o curso promoveu resultados positivos, pois se identificou mudanças nas concepções dos professores acerca dos modelos científicos, além do interesse destes em alterar sua prática a partir dos pressupostos CTS.