ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE BIOLOGIA SOBRE MODELOS CIENTÍFICOS ANTES E APÓS UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Autores

  • Rosiane Resende Leite Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
  • Maria Delourdes Maciel Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2016.v4.507

Resumo

Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de doutorado, em que se investigou as compreensões/concepções de professores de Biologia da rede pública Estadual de Belo Horizonte sobre interações entre Ciência – Tecnologia e Sociedade CTS e Natureza da Ciência e Tecnologia (NdC&T). O objetivo foi respaldar ações em um projeto de extensão com vistas à formação continuada. As compreensões/concepções dos professores foram obtidas por meio de aplicação do Questionário de Opiniões sobre a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade (COCTS), antes e após o curso de formação, envolvendo a análise de uma questão, entre as treze respondidas pelos professores, que versava sobre modelos científicos. Buscou-se avaliar as dimensões das mudanças identificadas após o curso. Concluímos que, no geral, o curso promoveu resultados positivos, pois se identificou mudanças nas concepções dos professores acerca dos modelos científicos, além do interesse destes em alterar sua prática a partir dos pressupostos CTS.

 

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Biografia do Autor

Rosiane Resende Leite, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Departamento de Ensino, Coordenação de Ciências

Maria Delourdes Maciel, Universidade Cruzeiro do Sul

Professora do curso de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática

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Publicado

2016-11-29

Como Citar

Leite, R. R., & Maciel, M. D. (2016). ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE BIOLOGIA SOBRE MODELOS CIENTÍFICOS ANTES E APÓS UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 4(2), 165–178. https://doi.org/10.34024/olhares.2016.v4.507