AÇÕES PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO FORTALECIMENTO DOS PRINCÍPIOS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA

Autores

  • Renata Cristina Geromel Meneghetti Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2016.v4.496

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar e refletir sobre ações pedagógicas em Educação Matemática no contexto Economia Solidária. Trata-se de um projeto em andamento, de caráter colaborativo e interdisciplinar. O procedimento metodológico, que será ilustrado com algumas dessas ações, segue uma abordagem qualitativa de investigação com elementos da pesquisa-ação e consiste em compreender a Matemática utilizada por grupos que se caracterizam como um Empreendimento Econômico Solidário e a partir disso traçar estratégias de atuação em Educação Matemática neste contexto. Para tais ações, consideram-se principalmente os pressupostos do programa Etnomatemática aliado à metodologia de resolução de problemas. Os resultados apresentados nesta pesquisa apontam para a possibilidade de se trabalhar a matemática dentro de um contexto sociocultural próprio de Educação de Jovens e Adultos, de forma contextualizada e inerente aos princípios da Economia Solidária, visando o fortalecimento dos mesmos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Cristina Geromel Meneghetti, Universidade de São Paulo

Doutora em Educação Matemática e Docente da Universidade de São Paulo (USP/Brasil).

Downloads

Publicado

2016-11-29

Como Citar

Meneghetti, R. C. G. (2016). AÇÕES PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO FORTALECIMENTO DOS PRINCÍPIOS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 4(2), 145–164. https://doi.org/10.34024/olhares.2016.v4.496